Na manhã desta quinta-feira (24) foi realizado no Auditório Conduru da EMBRAPA o Workshop de Redação de Patentes, em Belém (PA). A palestra contou a presença do Diretor de Articulação Público-Privada da BioTec-Amazônia, Sérgio Alves, que explicou de que forma a BioTec realiza o trabalho de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia, e que para isto, é necessário que o Estado avance em reforçar os investimentos em inovação, e em acordo com a iniciativa privada, desenvolva suas instituições.
Luiz Ricardo Marinello, Consultor de Propriedade Intelectual da Organização Social BioTec-Amazônia, que também esteve presente no Workshop, afirma que a ideia é expandir o conhecimento em propriedade intelectual, fortalecendo empresas locais, Institutos de Ciência e Tecnologia, inventores independentes, dentre outros.
O Workshop teve inúmeros debates e foi ministrado por Henry Suzuki, Sócio Diretor da AXONAL, Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). É ainda agente da Propriedade Industrial habilitado perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Suzuki consegue transmitir ao seu público, a experiência acumulada durante anos de foma clara e objetiva, além dos principais conceitos sobre patentes e de como redigir uma patente.
A redação de uma patente é um desafio que o redator inclui no papel a tecnologia que precisa ser protegida, sem torná-la difícil para compreensão e sem encurta-la ao ponto de não deixar de fora a reivindicação protegida.