As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. O workshop ocorre em Belém, Marabá e Santarém.
O Workshop de Redação de Patentes, que acontece em todo o Brasil, vai promover no mês de outubro, nos municípios de Belém, Marabá e Santarém, oficinas gratuitas para a busca e análise de patentes. Entre os conteúdos que serão aplicados durante o curso, constam: fontes de informação gratuitas e comerciais; revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação; ferramentas e técnicas de busca e análise (introdução); oficina prática “online” com uso do sistema Questel Orbit; tempo extra para busca e leitura de patentes de interesse pelos participantes (individualmente).
A iniciativa conta com instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação que apoiam a realização das oficinas gratuitas sobre redação de patentes. A Organização Social BioTec-Amazônia é uma das correalizadoras e que dá apoio às edições que acontecem no Estado do Pará. São mais de 150 instituições que buscam levar um total de 75 edições, cobrindo todas as 27 unidades federativas do Brasil, ao longo de 2019. Uma promoção da Axonal, conjuntamente com diversas organizações do ecossistema de empreendedorismo e inovação, o workshop tem como objetivo capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes.
“Vivemos em um país que pouca gente sabe como trabalhar com propriedade intelectual e que todo compartilhamento de informações e sentido é muito importante. Por isso, o curso busca alguns aspectos básicos sobre a redação de patentes, mas o processo de redação de patentes não é um processo meramente burocrático e formal de redação. Começa muito antes da redação em si. É como se você estivesse no meio científico, antes de escrever um artigo científico, você tem todo um trabalho prévio de entender o que é o projeto, ler muito sobre trabalhos outros e, em cima disso, você constrói algo”, diz Henry Suzuki, Farmacêutico-Bioquímico, e Sócio Diretor da AXONAL.
O público alvo é de pesquisadores, inventores, empreendedores e, principalmente, professores e profissionais dedicados ao compartilhamento de conhecimentos. Os workshops que acontecem no Estado do Pará serão realizados nos dias:
– 17 e 18 de outubro, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em Marabá.
– 21 e 22 de outubro, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém.
– 24 e 25 de outubro, no Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém.
Para fazer a inscrição, é preciso realizar um cadastramento dos pré-inscritos pelo site do workshop. As vagas são limitadas. É imprescindível a pré-inscrição neste site e aprovação prévia pelo comitê organizador. Os participantes deverão levar um quilo de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) ou um agasalho para doação.