A Associação BioTec-Amazônia participou da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – Exposibram 2024, considerada uma das maiores feiras internacionais da América Latina. O evento teve início na segunda-feira, 9 de setembro de 2024, e se estendeu até a quinta-feira, 12, na Expominas, em Belo Horizonte (MG). No evento, a BioTec-Amazônia integrou a programação, com participação em palestras técnicas e painel de debates, tendo a presença do pesquisador e empreendedor Maurício Favacho, CEO da Karajaz e Coordenador do Projeto Selo Green Gold, que busca certificação e rastreabilidade do ouro produzido na Pan-Amazônia, que envolve a Amazônia Brasileira e os países vizinhos que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
O piloto do projeto busca certificar e rastrear o ouro com o “Selo Green Gold”, processo que a BioTec-Amazônia detém as suas práticas. O processo é desenvolvido por meio do laboratório associado Joiatec 3D, criado pela BioTec-Amazônia, que implantou um sistema de rastreabilidade inédito, envolvendo a combinação de microanálises por fluorescência de raios-x, além de outras tecnologias digitais da indústria 4.0 na confecção das barras.
“As microanálises serão fundamentais para a criação de um banco de dados geoquímicos de cada região aurífera, alvo do projeto Green Gold”.
Mauricio Favacho, CEO da Karajaz e Coordenador do Projeto Selo Green Gold
Maurício participou, no dia 12, do painel As novidades no mercado que envolvem certificação para pequena e média mineral. Quem são as novas certificadoras no mercado, quais as tendências e como o mercado consumidor exige tal modalidade, no Palco C da Casa dos Ventos. Também estiveram como palestrantes Alex dos Santos Macedo – Coordenador de Meio Ambiente no Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil – Sistema OCB; Eduardo Gama – CEO da CERTMINE/MINERY; Lorena Botero – Quality Assurance Specialist – Project Coordinator at Alliance for Responsible Mining-ARM; e Mauricio Favacho – Geólogo, Pesquisador Coordenador do Programa de Rastreabilidade e Certificação “Green Gold” da BioTec-Amazônia e Secretaria de Mineração do Estado do Amapá – SEMIN. A BioTec-Amazônia também contou com um stand na Feira, junto ao Governo do Estado do Amapá, onde pode mostrar para os visitantes os projetos de bioeconomia e biotecnologia desenvolvidos pela Associação dentro da Amazônia.
O Congresso é composto por sessões Magnas e painéis temáticos simultâneos que apresentam aos congressistas o cenário mais atual da mineração mundial, com a presença de especialistas renomados, representantes do setor produtivo, governamental e terceiro setor. Assim cria-se um fórum rico e de alto nível para compartilhar conhecimento, experiências e visões de futuro entre os participantes
A EXPOSIBRAM 2024 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso, é um dos principais eventos da mineração na América Latina e esse ano reafirmou seu papel como um polo de inovações tecnológicas, com a presença de diversas empresas apresentando soluções de ponta para o setor. Entre as novidades deste ano, destacam-se o sistema de teleoperação de caminhões da Hexagon, que permite o controle remoto de veículos pesados.
Na solenidade de abertura, o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e o chefe do Gabinete Militar do Governo de MG, coronel Carlos Otoni Garcia, assinaram acordo de cooperação para promover a capacitação dos agentes públicos em gestão de riscos e de desastres. Este projeto reforça a segurança em relação às operações de mineração e a capacidade de resposta dos agentes públicos para prevenir riscos.