Projetos Inovadores pautam reunião

No encontro foram apresentados os projetos desenvolvidos pela organização social, nesses três anos de atuação.

Parcerias institucionais, integração e apoio federal, por meio de programas como Abrace o Marajó e o Centro de Desenvolvimento Regional, estiveram entre as pautas com o ex. vice-governador do Pará, atualmente, presidente estadual do PSD, Helenilson Pontes, que esteve na sede da BioTec-Amazônia, no dia 18 de maio, para conhecer os projetos desenvolvidos pela organização social, nesses três anos de atuação.

“A BioTec-Amazônia funciona como articuladora dessas instituições. Ela junta entidades distintas para que consigam conversar, discutir projetos, estabelecer parcerias”, destacou José Seixas Lourenço, Diretor-Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia.

No encontro foi mencionada a criação do grupo de projetos homologados chamado de Carteira de Projetos BioTec-Amazônia e Carteira CDR/Pará-RMB. O CDR é um projeto que visa promover a discussão e a implantação de agendas de desenvolvimento que possam estimular a economia da região e fomentar a geração de emprego e renda, um dos pilares do desenvolvimento regional. Os autores dos projetos escolhidos são representantes de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, dos governos federal, estadual e municipal e de federações empresariais.

“A BioTec-Amazônia tem, desde 2018, um escritório instalado na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), que também faz parte do Conselho de Administração da OS. Então, a BioTec-Amazônia tem flexibilidade para desenvolver atividades com entes públicos e entes privados. Assim como também temos contrato de gestão com o Governo do Estado, via Sectet, e também com o Governo Federal, pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos”, explicou Lourenço.

“Na Amazônia, nós temos grandes desafios e nós não vamos vencer
esses desafios sem conhecimento e, sobretudo, sem muita tecnologia” – Helenilson Pontes.
(Imagem: Giz Filmes)

A Organização Social BioTec-Amazônia foi a vencedora, em março de 2020, da Chamada Pública de âmbito regional lançada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, sediado em Brasília, com a finalidade da implementação de um Centro de Desenvolvimento Regional – CDR no Estado do Pará.

Outro projeto também destacado na visita foi a inclusão da BioTec-Amazônia no Comitê Executivo (GEX/Marajó), em abril de 2021, como representante do terceiro setor no Programa Abrace o Marajó, grupo composto de representantes do Governo do Estado e Governos Federal e Municipal, com compromissos concretos voltados para a geração de empregos e a promoção da melhoria da dignidade, da educação e da saúde da população da região. 

“Na Amazônia, nós temos grandes desafios e nós não vamos vencer esses desafios sem conhecimento e, sobretudo, sem muita tecnologia. O que eu vi aqui, hoje, foi a BioTec-Amazônia, um think tank, um centro de inovação, de conhecimento, de inteligência, dando um salto extraordinário no que a gente pode fazer em termos de desenvolvimento da Amazônia. Fantástico aqui e todos os projetos que estão em desenvolvimento. Eu acho que o caminho é esse: ciência e tecnologia aplicada a nossa biodiversidade”, finalizou Helenilson.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta