Projetos em desenvolvimento são apresentados ao titular da Setur

André Dias esteve pela primeira vez na sede da BioTec-Amazônia e mostrou grande entusiasmo em poder trabalhar com essa parceria.

O titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), André Dias, esteve em visita à sede da Organização Social BioTec-Amazônia, em 13 de maio, para conhecer o trabalho desenvolvido pela OS. Foi a primeira vez que o titular esteve na sede da BioTec-Amazônia. Apesar disso, a OS já possui um termo de cooperação técnica, assinado com a Setur, desde o dia 18 de maio de 2018, quando, durante a Feira do Empreendedor 2018, as instituições assinaram o compromisso de realizar atividades em parceria.

À época, o Diretor Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia reforçou a importância dessa assinatura.

O protocolo firmado com a Setur vai nos permitir desenvolver algumas ações muito concretas, como, por exemplo, o ambiente de inovação no Marajó, o feijão manteiguinha de Santarém e a criação do muçuã, proibido no momento, mas que passará por todo um processo de criação segura e de legalização. Já existe, hoje, inclusive, dois restaurantes interessados em possuir um terrário para abrigar esta criação”.

Professor José Seixas Lourenço, Diretor Presidente da BioTec-Amazônia

Seixas Lourenço lembrou que o protocolo continua vigente e tem duração de cinco anos. A partir de projetos em desenvolvimento da BioTec-Amazônia, a ideia é apresentar trabalhos que estão sendo articulados na área do turismo e da gastronomia, com perspectivas interessantes para o Estado, apresentando, em linhas gerais, ao secretário.

O titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), André Dias, durante visita
à sede da Organização Social BioTec-Amazônia.
Imagem: Giz Filmes

A ideia é formar uma grande aliança de trabalho com o Governo Federal, através do Programa Abrace o Marajó, na qual a BioTec é membro efetivo, e pelo Governo do Estado, com a Setur. Os projetos apresentados têm capacidade de gerar emprego e renda para toda a população. Participaram, também, o Pesquisador Empreendedor Associado da BioTec-Amazônia, José Ribamar Felipe Marques, da Embrapa e João Castro Filho, arquiteto que tem parceria assinada com a OS desde julho de 2020. Os projetos apresentados buscam aproveitar as peculiaridades para o turismo, no Marajó.

O Marajó tem várias cadeias produtivas que estão prontas. É você verticalizar e trabalhar essas cadeias que o resultado é imediato. Então, nós trabalhamos em cima das cadeias produtivas porque a finalidade do Governo do Estado é emprego e renda para a população. Então, queremos aproveitar o local onde acontece a bioeconomia. O que chega e sai pelo rio. O que aumenta o fluxo do turismo para toda a região e ajudar no desenvolvimento local a partir das características daquela população”, explicou o pesquisador Ribamar Marques.

O titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), André Dias.
Imagem: Giz Filmes

O Secretário André Dias ficou muito honrado em participar do encontro.

Agradeço o convite da BioTec-Amazônia para trabalhar em conjunto desenvolvendo uma série de projetos que tem uma transversalidade importante com o turismo. Conhecer aqui a sede, num local importante para a tecnologia do Estado, que é o PCT Guamá, entusiasmado em poder trabalhar em parceria com a BioTec-Amazônia no desenvolvimento dos projetos que aqui foram apresentados e a Setur está a disposição para poder ajudar, colaborar e trabalhar em conjunto, construir esse desenvolvimento com tecnologia aqui no Estado

André Dias, titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur)

Protocolo – Entre as atividades desenvolvidas que constam no instrumento assinado em 2018 estão a promoção de publicações conjuntas das ações, atendendo aos princípios éticos, bioéticos e legais em respeito ao meio ambiente e seus recursos e aos direitos de propriedade intelectual e de repartição de benefícios relacionados às eventuais contribuições e inovações advindas de prospecção e uso da biodiversidade e dos saberes locais, além do investimento intelectual científico e tecnológico dos partícipes; promover atividades de cunho educativo, ecológico e sociocultural com a oferta de atividades de extensão; desenvolver programas de pesquisa conjunta através de convênios ou contratos específicos; realizar intercâmbio de informações quanto ao desenvolvimento de programas de trabalho em cada uma das instituições; determinar por acordo mútuo as diferentes áreas de cooperação, bem como os termos, condições e métodos de execução de cada projeto, a serem viabilizados através de convênios ou contratos específicos.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta