Inteligência Competitiva para projetos inovadores na Amazônia

Publicado em: 13/04/2018
Autor: Silvia Leão
Assunto: Projetos
Tempo de leitura: 2 minutos

Inteligência Competitiva (IC) é uma técnica que visa levar a empresa para o ponto estipulado, por meio da interpretação das estratégias elaboradas e os resultados obtidos. A BIOTEC Amazônia trouxe à Belém capacitação em Inteligência Competitiva voltada à identificação de oportunidades de projetos inovadores, com o objetivo de atrair bionegócios com foco no BIOPARÁ, e se prepara, assim, para se antecipar às exigências e demandas do mercado. A capacitação será exclusiva para seus colaboradores e convidados. O evento aconteceu nos dias 12 a 13 de abril de 2018, com Hélio Gomes de Carvalho, professor e pesquisador especialista em Inovação. A ideia é planejar e executar ciclos curtos (curto prazo) e longos (médio e longo prazos) de Inteligência Competitiva (IC) voltados à identificação de oportunidades de projetos inovadores na Amazônia.

A Organização Social BioTec – Amazônia oferece a capacitação à todos os colaboradores de sua equipe e mais os parceiros como Fundação Guamá; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet); Banco da Amazônia (Basa); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Redenamor/MCTIC); Sebrae/PA; Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap); Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O evento é parte da meta do Eixo Estratégico 2, da BioTec Amazônia, de Prospecção e Atração de Novos Negócios com Foco no Biopará, que visa organizar e conduzir, em articulação com instituições do Estado do Pará, públicas e privadas, eventos, missões empresariais e participação em feiras de promoção da inovação no Brasil e no exterior, voltadas para a identificação de oportunidades de negócio e investimentos para a agregação de valor em produtos da biodiversidade amazônica nos setores econômicos prioritários e estratégicos, conforme as diretrizes do BIOPARÁ. Os Eixos Estratégicos é uma ação com efeitos multiplicadores sobre o conjunto das atividades da associação.

Para o Sebrae, inteligência competitiva é se antecipar às exigências do mercado. Isso é possível quando a empresa é gerida por meio de uma administração estratégica. Trata-se, portanto, de saber utilizar as informações sobre o mercado (cliente, concorrente, fornecedores) de forma estratégica. É acompanhar as tendências do mercado, verificando se as estratégias estão aproveitando as oportunidades e as fortalezas, sem ignorar as ameaças e os pontos fracos, monitorando os objetivos e as estratégias gerais e funcionais. A inteligência competitiva vai levar a empresa ao ponto estipulado, interpretando as estratégias elaboradas e seus resultados, verificando a necessidade de ajustes ao longo da trajetória.

Texto: Silvia de Souza Leão
Comunicação BioTec-Amazônia
E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br/ biotecamazoniacomunica@gmail.com
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