Com o intuito de discutir estratégias para fortalecimento do setor de Biocosméticos no Pará, foi realizado o Encontro Cosméticos da Biodiversidade Amazônica, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2018, no Auditório do Sebrae, em Belém, Pará. O evento buscou aproximar os pequenos negócios das instituições governamentais e de pesquisas, das grandes empresas instaladas no Estado como uma forma de obter ganhos de externalidades, interligando os elos desta cadeia para a interação e apresentação do que vem sendo desenvolvido para fomentar o segmento.
O evento foi uma promoção da Organização Social BioTec-Amazônia, do SEBRAE, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica – SECTET e APL de Cosmético de Estado. Na mesa de abertura estiveram presentes o diretor-presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, e os representantes do Sebrae, GIZ, Sinquifarma, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – SEDEME e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica – SECTET.
Participaram como palestrantes do Encontro Israel Feferman, que falou sobre as etapas para o desenvolvimento de um produto cosmético. Feferman é consultor da Organização Social BioTec-Amazônia, farmacêutico-bioquímico, de experiência em empresas farmacêuticas e cosméticas, além de ter atuado como diretor executivo de Pesquisa e Inovação. Também participou como palestrante Luiz Marinello, consultor da OS e especialista em Propriedade Intelectual. No segundo dia do evento, Sérgio Alves, assessor técnico, foi o mediador do Eixo 3, Indústria de Cosméticos.
O evento teve a programação dividida em quatro eixos temáticos. O primeiro, intitulado “Insumos Vegetais”, abordou os impactos da Nova Lei da Biodiversidade na cadeia de cosméticos e os desafios para as cadeias produtivas de insumos. Já no segundo eixo, que teve como tema “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: Cosméticos no Estado”, pesquisadores puderam apresentar suas pesquisas e estudos com elementos da biodiversidade amazônica que podem ser de grande utilidade para o setor de cosméticos. O terceiro eixo destacou especificamente a “Indústria de Cosméticos”, ressaltando suas potencialidades e experiências. Por fim, mostrou as “Tendências em Cosmetologia”.