Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável na BioTec
  • Post category:Reuniões

Deputada Heloisa Guimarães esteve na BioTec-Amazônia, representando a frente parlamentar da Alepa, e pôde conhecer o trabalho realizado pela OS desde 2018 no Estado.

A BioTec-Amazônia traz um modelo inovador e flexível de governança por intermédio de um contrato de gestão com o estado do Pará, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), depois de ser qualificada pelo Governo do Estado do Pará como Organização Social, o que permite que parte substantiva desses entraves seja superada e os resultados, com sucesso, alcançados com maior eficácia e rapidez”, explicou o Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia Professor José Seixas Lourenço à deputada estadual Heloisa Guimarães, que é autora de Projeto de Resolução que criou a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e a Frente Parlamentar de apresentação do Programa Abrace o Marajó.

Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia, Professor José Seixas Lourenço.
Imagem: Giz Filmes

O encontro ocorreu na sede da BioTec-Amazônia, em 12 de maio, onde a deputada pôde conhecer mais sobre as nossas ações e funcionamento. “É com muita felicidade que hoje, representando a frente parlamentar de desenvolvimento sustentável da Alepa, eu venho fazer a visita aqui na BioTec-Amazônia. A BioTec-Amazônia mostrou que tem um domínio, não só do Estado do Pará, das cadeias produtivas, mas também de toda tecnologia necessária para dar segurança que a gente possa realmente trazer bem-estar para as pessoas. Esse é o fundo que nos une, é o finalmente que todos nós queremos: melhorar a vida de todos, melhorar a qualidade de vida”, explicou a parlamentar ao final do encontro.

Histórico – Heloisa Guimarães esteve, pela primeira vez, na sede da BioTec-Amazônia, nos dias 26 e 27 de novembro de 2020, quando os Representantes do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) estiveram, em Belém (PA), para apresentar o Plano de Ação do Programa Abrace o Marajó 2020-2023. Naquela ocasião, a comitiva participou de diversas agendas em Belém, entre elas, uma visita à Organização Social BioTec-Amazônia, instalada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, e a implantação de uma Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa (Alepa), da qual a deputada é integrante na mesa diretora. Um dos objetivos da BioTec-Amazônia é apoiar a criação e a consolidação de ambientes de inovação nas regiões de integração do Estado. Já a Alepa, buscou a instalação da Frente tendo em vista a oportunidade de um diálogo com governo federal sobre a apresentação do Programa Abrace o Marajó.

A Deputada Heloisa Guimarães pôde conhecer ações concretas da BioTec-Amazônia.
Imagem: Giz Filmes

OS – Na oportunidade, a Deputada Heloisa Guimarães pode conhecer ações concretas da BioTec-Amazônia, como a implantação do Centro de Desenvolvimento Regional/ Pará, o primeiro criado na Amazônia; a regulamentação que possibilitou a BioTec-Amazônia ser criada e os trabalhos na área de alimentos, cosméticos e fármacos, além da Rede de Laboratórios e de Pesquisadores Empreendedores Associados.

Entre os já selecionados, foi apresentado o trabalho em conjunto com o Laboratório de Tecnologia Supercrítica, no qual possibilita o isolamento e a extração seletiva de compostos específicos e resulta em produtos altamente concentrados. “Nessa área ligada, a fármacos, nós temos pesquisas bem consistentes e referências para a região. É importante você conhecer a estrutura desse laboratório que nós temos aqui no Parque de Ciência e Tecnologia e tenho certeza que o professor Raul recebe todos os parlamentares para essa visita”, explicou Seixas Lourenço.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta