Empresários, instituições públicas e privadas, além da Organização Social BioTec-Amazônia estiveram no encontro de revisão do planejamento 2018 do Arranjo Produtivo Local – APL Cosméticos que ocorreu no dia 14 de janeiro de 2019, na sede do Sebrae Pará. O encontro também discutiu a proposta de novas ações para 2019.
Entre os compromissos do APL para 2019, constam aperfeiçoar o site e mídias sociais do APL (Empresas e SEBRAE); realizar curso de controle de qualidade para Empresas em conjunto com o Programa Pará Profissional, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que oferece cursos gratuitos para qualificação profissional da mão-de-obra local.
Outro ponto levantado no encontro foi a necessidade de estreitar relacionamento entre as comunidades e empresas e mais as redes de laboratórios instaladas no Parque de Ciência e Tecnologia – PCT Guamá. Também se levantou a ideia de criação do prêmio INOVABIO (UNIVERSITEC/ BIOTEC); uma loja colaborativa (Empresas / SEBRAE); e possibilidade de parcerias entre Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e empresas.
A segunda reunião ficou marcada para dia 12 de fevereiro de 2019, quando será apresentada a versão consolidada do Planejamento 2019. Estiveram presentes representantes da Amazon Oil, Anil Cosméticos, Chamma, Depil Amazon, Juruá Cosméticos, Frutalee, Joel Miriti e Açaí Terruá.
Por instituições parceiras, estiveram presentes o Diretor Presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, e o assessor técnico da OS, Hélvio Arruda e Dâmaris Busman, além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), da Fundação Guamá, do Sebrae Pará, do Sistema FIEPA, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e UNIVERSITEC.