
O projeto “Aproveitamento de coprodutos amazônicos para prevenção da desnutrição infantil em escolas no Município de Breves, no Marajó” entra na reta final de implementação e avança para a fase de intervenção junto às crianças da rede escolar do município.
Como parte do acompanhamento técnico das ações, a coordenadora do Escritório de Projetos da Associação BioTec-Amazônia, Amarilis Aragão, realizou, na última terça-feira, 07 de janeiro de 2026, uma visita técnica ao Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Farmacêutico e Cosmético da Universidade Federal do Pará (UFPA). O laboratório é coordenado pelo professor Dr. Otávio Carrerá Junior, pesquisador empreendedor associado à BioTec-Amazônia e coordenador do projeto.

Durante a visita, a Dra. Taís Gabbay e a M.e. Ana Marla, integrantes da equipe técnica do projeto, apresentaram a infraestrutura do laboratório, além de algumas amostras desenvolvidas na fase laboratorial prevista na pesquisa. As atividades demonstram o avanço das etapas de desenvolvimento dos produtos que serão aplicados na intervenção com as crianças.
O projeto tem como objetivo enriquecer a merenda escolar a partir do aproveitamento de coprodutos regionais, contribuindo para a prevenção da desnutrição infantil e, ao mesmo tempo, promovendo a valorização da biodiversidade amazônica e dos sistemas produtivos locais. “A iniciativa é fundamentada em pesquisa e desenvolvimento de produtos (P&D) e articula conhecimentos científicos, tecnológicos e saberes tradicionais para a formulação de alimentos nutricionalmente qualificados e adequados à realidade amazônica”, explicou Amarílis Aragão.
Com a conclusão da fase laboratorial, o projeto segue agora para a etapa de aplicação prática nas escolas de Breves, reforçando o compromisso da BioTec-Amazônia com a inovação, a saúde infantil e o desenvolvimento sustentável da região.