A BioTec-Amazônia elegeu dois novos membros para o Conselho de Administração da associação. São renomados profissionais com total capacidade da missão pretendida. Se tratam de representações da mais alta relevância em suas respectivas áreas.
A indicação para representação de pessoas com notória capacidade profissional, junto ao Conselho de Administração (CONSAD) da Associação BioTec – Amazônia, ocorreu em novembro de 2021. A BioTec-Amazônia apresentou os novos Conselheiros para o CONSAD tendo os nomes sido aprovados por unanimidade. O CONSAD é o órgão de deliberação superior da BioTec-Amazônia, a quem cabe a função normativa superior de definição de estratégias e diretrizes para o funcionamento da Associação.
O Professor Marco Antônio Zago, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Flávio Augusto Leite Cunha, Presidente da Bioesans Produtos Biotecnológicos S.A. são os membros efetivos escolhidos para ocupar a vaga de pessoas de notória capacidade profissional e reconhecida idoneidade moral. São renomados profissionais com total capacidade da missão pretendida. Se tratam de representações da mais alta relevância em suas respectivas áreas de atuação e para a BioTec –Amazônia.
Marco Antônio Zago – Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, tem doutorado em Clínica Médica pela mesma faculdade. Professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no período de 2007 a 2010, Reitor da Universidade de São Paulo de 2014 a 2017, Pró-reitor de Pesquisa da USP, e Secretário de Saúde do Estado de São Paulo. Atualmente é Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Sua pesquisa concentra-se na medicina molecular, com ênfase em Hematologia e Oncologia. No passado atuou principalmente nos seguintes temas: genética de populações, polimorfismos, hemoglobina, talassemia e amerindios. Atualmente, desenvolve pesquisas focalizadas em bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoéticas e células tronco mesenquimais.
Ao aceitar o convite para fazer parte do Consad, o Professor Marco Antonio Zago explicou a importância de instituições como a BioTec-Amazônia para o desenvolvimento do Estado do Pará. “Reconheço a necessidade de que o desenvolvimento científico e tecnológico seja muito mais difuso no nosso país e, por tanto, eu apoio com entusiasmo a iniciativa de fazer um Polo Tecnológico importante no Estado do Pará com base na BioTec-Amazônia. E, por isso, nós temos negociado acordos que envolvem a FAPESP, a BioTec-Amazônia e instituições do Estado de São Paulo como o Instituto Butantan, para promovermos a criação ou pelo menos o fortalecimento de um polo biotecnológico em Belém.”
Flávio Leite Cunha – Tem graduação em Engenharia Mecânica, MBA em Gestão Empresarial, Pós-Graduação em Engenharia Química e em Marketing. É membro do American Institute of Aeronautical and Aerospace (AIAA). Recebeu honra do mérito militar, a mais ilustre honraria oferecida pelo Ministério da Defesa a um Civil. É membro vitalício da “Academia Brasileira de Engenharia Militar”.
Possui 34 anos de trabalho na empresa Avibras Aeroespacial, sendo 17 deles como Diretor Estatutário e deixando-a em 2016 como Vice-Presidente de Operações, com 1.800 funcionários e faturamento de US$ 460 milhões / ano. Era o responsável pelas áreas: engenharia do produto, engenharia industrial, suprimentos / logística e manutenção. Especialista em propulsão sólida, desenvolvimento e implantação de laboratório de desenvolvimento e qualificação de propelentes.
Liderou equipes de engenharia responsáveis pelo desenvolvimento dos foguetes do Sistema ASTROS (calibre 70 mm até 300 mm). Também foi responsável pelo desenvolvimento de sistemas de propulsão de mísseis como MAR (Brasileiro – FORÇA AÉREA), A-DARTER (África do Sul – Força Aérea), EXOCET (MBDA – Marinha do Brasil), AM-39 (MBDA-Marinha), AV-TM (Brasil – Exército). Esteve à frente de estratégias de compras que resultaram em redução de custos de produtos em até 45% na empresa.
Fundador e Presidente da Empresa Bioesans Produtos Biotecnológicos S/A., desde 2017 dedica-se a área de biotecnologia, procurando desenvolver produtos de alto valor agregado com materiais renováveis e sustentáveis, sendo que os dois produtos principais já desenvolvidos com parceiras de Universidades Federais são o Tocoferol (vitamina E), a partir da soja, e o betacaroteno (vitamina A), retirado do óleo de palma.
Flávio Cunha reforçou que a parceria com a BioTec-Amazônia só traz avanços para a Bioesans S/A. “A nossa relação técnica comercial com a BioTec-Amazônia é de muito tempo e eu tenho que agradecer muito por todo o apoio que ela tem nos dado no Estado do Pará. Por esse motivo é que eu agradeço muito e aceito o convite para participar do Conselho de Administração. Fico não só muito agradecido, mas honrado porque é uma empresa que está em franco crescimento e com novos acordos tecnológicos e que será um grande parceiro da Bioesans na fabricação de nossos produtos”.
Conteúdo Multimídia