XIX Reunião Ordinária do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais

O diretor de articulação público-privada da BioTec-Amazônia, professor Sérgio Alves, participou nesta quarta-feira, dia 17 de novembro de 2021, da XIX Reunião Ordinária do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).

Os Arranjos Produtivos Locais (APL’s) são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Além disso, fortalecer o poder de compra, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades, oferecer produtos com qualidade superior e diversificada são estratégias cooperativas que têm sido utilizadas com mais frequência, anunciando novas possibilidades de atuação no mercado.

Os APLs, portanto, são formas de alcançar melhorias para o setor específico nas esferas sociais e econômicas, realizar a interligação entre as empresas e as entidades governamentais com finalidades comuns e se dispõem a criação de políticas públicas, cursos e melhorias intersetoriais.

O Governo do Estado do Pará vem enviando esforços com o objetivo de estimular e fortalecer os setores produtivos, através do desenvolvimento de ações em bases regionais, com o intuito de organizar e promover os atores locais de condições de sustentabilidade econômica, social e ambiental de suas atividades.

Neste sentido, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), considerou necessária a participação da BioTec-Amazônia para dar sequência às reuniões regulares do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais no Estado do Pará – APL/Pa, que é fórum adequado às discussões e proposições de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais em nosso estado.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) faz parte do Conselho de Administração da BioTec-Amazônia e cabe ao conselho da administração estudar e criar estratégias e direcionamentos, visando proteger o exercício das atividades, além de atuar na resolução de conflitos e no julgamento de recursos emitidos. Participaram também o Diretor-Presidente da Fapespa, Marcelo Botelho; representantes da FIEPA, Embrapa, Sebrae, Fecomércio, Faepa e Banco da Amazônia.

Valeria Cunha

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: valeria.cunha@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.