O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Seminário Oportunidades de Negócios

No encontro, a BioTec-Amazônia apresentou o trabalho de prospecção de negócios na cadeia da Bioeconomia.

Após convite da Federação das Indústrias do Pará – Fiepa, a Organização Social BioTec-Amazônia participou, no dia 2 de abril de 2019, do Seminário Oportunidades de Negócios, Parcerias e Investimentos entre Pará e União Europeia que ocorreu na sede da Fiepa. Após o Seminário, em Reunião Executiva, estiveram presentes junto com a BioTec-Amazônia, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL e o Serviço Social da Indústria – Sesi. O assessor técnico da Organização Social BioTec-Amazônia, Sérgio Oliveira, apresentou, na ocasião, o trabalho de prospecção de negócios na cadeia da Bioeconomia.

Sérgio Oliveira, da BioTec-Amazônia, durante o Seminário Oportunidades de Negócios,
Parcerias e Investimentos entre Pará e União Europeia.

Estiveram presentes o Diretor-Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia, Professor José Seixas Lourenço e o Diretor Técnico Científico Artur Silva. O encontro também contou com 10 conselheiros que compõem a delegação europeia formada por representantes da Espanha, Eslováquia, Itália, Suécia, Croácia, Finlândia, Alemanha, Bélgica e Países Baixos, e que apresentaram aos gestores da FIEPA, empresários e entidades sindicais as estratégias de investimentos europeus previstos para o Estado nos próximos anos. Também ocorreu um showroom de empresas paraenses exportadoras ou com potencial de exportação, associadas da FIEPA.

O Seminário Oportunidades de Negócios, Parcerias e Investimentos entre Pará e a União Europeia, realizado pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Pará – Fiepa é um evento realizado para a indústria paraense intensificar as relações comerciais com os países da União Europeia. Organizado pelo Centro Internacional de Negócio – Fiepa, o encontro contou com a presença de vários representantes de empresas e órgãos que compõem o Governo do Estado.

O Seminário, realizado na sede da FIEPA, faz parte de uma imersão que a delegação europeia está fazendo em diversas federações industriais pelo Brasil. No Pará, os representantes europeus permaneceram por três dias, aproveitando para conhecer a produção de algumas indústrias associadas ao Sistema FIEPA, entre elas a Norsk Hydro Brasil, a Sococo Alimentos (e suas duas outras empresas: a Amafibra e Aqua, todas no Distrito Industrial de Ananindeua), e a Maryne Alimentos, sediada no bairro da Marambaia, em Belém. Também visitaram outros empreendimentos turísticos como Estação das Docas e Polo Joalheiro.

Cooperação – A Organização Social BioTec-Amazônia assinou Termo de Cooperação Técnica com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), no dia 5 de setembro de 2018, na sede da Federação. No convênio, o trabalho do Sistema Fiepa é desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Entre as ações previstas, está a execução de ações conjuntas de atividades de ensino, capacitação, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de arte, cultura, educação, esporte, gestão e ciência e tecnologia.

As entidades, assinantes do termo, estabeleceram, entre outros, o objetivo de contribuir com a governança inovadora e articulação estratégica, auxiliando a BioTec-Amazônia a articular com os diferentes segmentos (lideranças empresariais, acadêmicas e de governo). Pode, também, contribuir para a prospecção e atração de novos negócios para o Parque de Ciência e Tecnologia promovendo e incentivando, juntamente com a OS, a participação em eventos, fóruns e vitrines de invenções de potenciais investidores.

Imagens cedidas por: Sistema  da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA)

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
shares