Rede Nutracêutica da UFOPA é apresentada na BioTec
  • Post category:Reuniões

A articulação busca recursos e parcerias para projeto integrado que envolve escolas técnicas, universidades e arranjos produtivos na região Oeste do Pará.

O Reitor da UFOPA, Professor Hugo Alex Diniz, foi recebido, no dia 26 de agosto de 2020, pelo Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia, Professor José Seixas Lourenço, na sede da OS, para apresentar o Projeto Rede Nutracêutica, uma articulação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, com órgãos estaduais e outras instituições. O encontro contou, também, com a presença do Reitor da UFRA, Professor Marcel Botelho; Cauan Araújo, professor da UFOPA; Artur Silva, Diretor Técnico-Científico e Sérgio Alves, Diretor de Articulação Público-Privado.

Essa articulação da UFOPA busca recursos e parcerias para projeto integrado que envolve escolas técnicas (Etepas), universidade e arranjos produtivos do açaí, do mel, do pescado e de tubérculos na região Oeste do Pará. Nessa primeira fase, o projeto abrange municípios de Santarém, Monte Alegre, Oriximiná e Itaituba, e pode se expandir nas fases posteriores.

Reitor da UFOPA, Professor Hugo Alex Diniz
Foto: Ascom BioTec-Amazônia

“O que nos trouxe aqui na BioTec é, primeiro, por saber que esse projeto é o mais importante da Ufopa nos próximos quatro anos e segundo porque sabemos da capacidade da BioTec em captação de recursos e articulação com os parceiros. A BioTec tem muito que contribuir e criar essas conexões”, explicou o reitor Hugo Diniz.

As pesquisas serão desenvolvidas em rede nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Laboratórios de solo, microbiologia, bromatologia e qualidade de água serão instalados nas escolas técnicas pelo governo do estado. Uma rede de computadores conectará os campi da Ufopa e as Etepas para formar um banco de dados que contenha diversas frentes de investigação, interligar sistemas de sensores e coleta de dados, além de dar apoio à formação em ciência e tecnologia.

Diretor-Presidente Professor José Seixas Lourenço e Reitor da UFOPA, Professor Hugo Diniz.
Foto: Ascom da BioTec-Amazônia

Parceria – A Organização Social BioTec-Amazônia é parceira da UFOPA desde maio de 2018, quando assinou Termo de Cooperação Técnica, durante a Reunião do Fórum das Instituições de Ciência e Tecnologia, que aconteceu na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém. O Termo de Cooperação Técnica estabeleceu, entre as partes, apoio na criação e no fortalecimento de ambientes de inovação nas regiões de integração do Estado do Pará. Enquanto espaços destinados a dar suporte científico-tecnológico necessário às cadeias produtivas, consideradas estratégicas, as entidades parceiras da BioTec-Amazônia serão estratégicas nos setores de alimentos, nutracêuticos, fitofármacos, cosméticos, produtos florestais e agrícolas, pesca e aquicultura.

Parque de Ciência e Tecnologia do Oeste do Pará – A Rede Nutracêutica faz parte do Parque de Ciência e Tecnologia do Oeste do Pará, desenvolvido a partir de uma estratégia descentralizada. Tem como base a Universidade, com a Central Analítica da Ufopa implantada no Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), fazendo parte do projeto da Cidade Universitária na Unidade Tapajós.

Nesse projeto, a Central Analítica da Ufopa fará a certificação dos produtos que contiverem substâncias nutracêuticas, inclusive atendendo a empresas do ramo alimentício que hoje precisam enviar amostras para laboratórios em Belém, Manaus ou São Paulo. A Rede também vai utilizar os laboratórios das Etepas e dos Campi da Ufopa para dar suporte aos empreendimentos da região, principalmente, os ligados à agricultura familiar.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta