O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
BioTec-Amazônia e Sistema Fiepa assinam Termo de Cooperação Técnica
O presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos junto com o Diretor Presidente da OS BioTec-Amazônia José Seixas Lourenço, assinando o termo de cooperação técnica.

Essa é a 9ª entidade que assume o compromisso de contribuir com a governança inovadora e articulação estratégica da OS

A Organização Social BioTec-Amazônia assinou Termo de Cooperação Técnica com Sistema  da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), na manhã desta quarta-feira, 5, na sede da Federação. Neste convênio, o trabalho do Sistema Fiepa será feito pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Entre as ações previstas, estão a execução de ações conjuntas de atividades de ensino, capacitação, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de arte, cultura, educação, esporte, gestão e ciência e tecnologia.

Para o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos, a parceria com a BioTec-Amazônia é fundamental para o desenvolvido das indústrias locais. “Com esta importante parceria com a BioTec-Amazônia pretendemos acelerar ainda mais o nosso processo de pesquisa e inovação que já temos desenvolvido principalmente por meio do nosso Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais, em busca sempre de maior produtividade e competitividade para todo o nosso setor produtivo”, considera Conrado.

José Seixas Lourenço lembrou que o Presidente da Fiepa, José Conrado Santos, é, além de membro do Conselho de Administração da BioTec-Amazônia, um grande parceiro das atividades da OS desde a qualificação pelo Governo do Pará. “Foi então, naquele momento, da qualificação dada pelo Governo do Estado à BioTec-Amazônia, que nasceu a parceria, quando o Presidente nos ofereceu uma sala para montarmos nosso Escritório de Articulação Público Privado, já instalado aqui no Prédio da Fiepa”.

E o Diretor Presidente da BioTec – Amazônia só tem a festejar a assinatura desse acordo. “É fundamental a gente ter esta parceria com o Sistema FIEPA pela importância que é trabalhar as cadeias produtivas do Pará. Então, se abre uma possibilidade muito grande de parceria que vai desde o trabalho junto às comunidades, produtoras de insumo, passando pelas nossas instituições de ciência e tecnologia, nossos laboratórios, o Parque de Ciência e Tecnologia e, fundamentalmente, a articulação com o setor empreendedor”, diz Lourenço.

Estiveram presentes, também, Dário Antônio Lemos, Diretor Regional do Senai PA; Sibele Caetano, Diretora Administrativa-Financeira da BioTec-Amazônia; e Hélvio Arruda, Assessor Técnico da OS que articula na Sede da Fiepa.

Acordos de Cooperação – As entidades, assinantes do termo, estabeleceram, entre outros, o objetivo de contribuir com a governança inovadora e articulação estratégica, auxiliando a BioTec-Amazônia a articular com os diferentes segmentos (lideranças empresariais, acadêmicas e de governo). Pode, também, contribuir para a prospecção e atração de novos negócios para o Parque de Ciência e Tecnologia promovendo e incentivando, juntamente com a OS, a participação em eventos, fóruns e vitrines de invenções de potenciais investidores.

A BioTec-Amazônia já realizou assinatura de termos de cooperação técnica com a Universidade Federal Do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade da Amazônia (Unama), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Embrapa, o Cesupa e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
shares