Nova programação do Abrace o Marajó

O encontro finalizou o processo de revisão do Plano de Ação 2020/2023 e aprovou a nova programação durante a 7ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor.

A BioTec-Amazônia teve participação na 7ª reunião do Comitê Gestor do Programa Abrace o Marajó, em Brasília, no dia 4 de outubro de 2021, com a presença do seu Diretor-Presidente, Professor José Seixas Lourenço. O encontro finalizou o processo de revisão do Plano de Ação 2020/2023. A BioTec-Amazônia integra o Comitê Gestor do Abrace o Marajó como representante do terceiro setor.

O Governo Federal finalizou o processo de revisão do Plano de Ação 2020/2023 do Programa Abrace o Marajó. A partir de agora, o documento conta com 131 projetos, atividades e/ou iniciativas (PAI) executados por 16 órgãos federais e parceiros da sociedade civil. Com a reprogramação, até dezembro de 2022, cerca de R$ 720 milhões serão investidos no desenvolvimento do arquipélago.

De acordo com a secretária-executiva da Pasta, Tatiana Alvarenga, é necessário manter o foco e a união dos diversos setores, para que a iniciativa continue a render resultados positivos para a população. “O Programa Abrace o Marajó é um esforço coletivo e coordenado que já deu vários frutos. É fundamental avançarmos ainda mais, para que as ações atinjam cada vez mais pessoas no território”, disse.

Entre as ações incluídas no novo planejamento estão a entrega de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Breves (PA), o desenvolvimento de um projeto-piloto para promover a diminuição de acidentes de escalpelamento, além de iniciativas voltadas à telemedicina. Segundo o diretor do Programa Abrace o Marajó, Henrique Villa, a reprogramação propicia importante sinergia entre atores governamentais e da sociedade civil.

Durante o período de reprogramação tivemos a oportunidade de ouvir os anseios da sociedade civil, as oportunidades oferecidas pela iniciativa privada e as novas ofertas de políticas públicas dos parceiros do Governo Federal. A expectativa é que o programa possa ser replicado em outras partes do território brasileiro que necessitem de ação coordenada do Estado para a entrega de políticas públicas e melhoramento do ambiente de negócios”, explicou.

Terceiro Setor – A BioTec-Amazônia foi eleita como a representante do Terceiro Setor no Programa Abrace o Marajó. A indicação da BioTec-Amazônia à posição de representante do Terceiro Setor do Grupo Executivo do Programa Abrace o Marajó, com direito a voto, foi aprovada na 2ª Reunião Ordinária (4ª RGEX), realizada em Brasília, no dia 5 de abril de 2021, do Grupo Executivo (GEX/Marajó).

A BioTec-Amazônia passa a fazer parte do Comitê Executivo que é composto de representantes do Governo do Estado, Governos Federal e Municipal e do Terceiro Setor, e contou com os votos do representante do Governo do Estado e representantes federais, da FIEPA e FAEPA.

A escolha mostra o reconhecimento ao trabalho da BioTec-Amazônia. O resultado final da indicação foi comunicada à Associação BioTec-Amazônia por Henrique Villa, Assessor Especial do Programa Abrace o Marajó, projeto vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) que também convidou a BioTec-Amazônia para fazer parte da Comitiva que esteve em Soure levando ações do programa Abrace o Marajó ao povo marajoara.

(Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos)

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.