O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Hoje é o dia da Amazônia

Dia 5 de setembro de 1850, o príncipe D.Pedro II decretava a criação da Província do Amazonas. E é nesta data que celebramos o  Dia da Amazônia, um dia que pode muito bem ser aproveitado para falar um pouco sobre conscientização quanto a importância da maior floresta tropical do mundo e sobre sua biodiversidade.

Atualmente a floresta amazônica tem sido ameaçada pelo desmatamento ilegal, o que causa um desequilíbrio direto na fauna e flora da região, gerando uma crise no ambiente a nível mundial. 

Segundo a revista científica Nature Geoscience, edição de setembro, a floresta amazônica pode ser menos resistente às mudanças climáticas do que se pode imaginar. O estudo afirma que a quantidade de fósforo presente no solo, está diretamente ligada à qualidade da floresta de absorver CO2 (dióxido de carbono). 

A destruição da Amazônia causa a perda da biodiversidade, além de afetar o equilíbrio climático em todo o planeta. Uma forma de contribuir com a preservação de um dos mais importantes patrimônios naturais, é o uso sustentável dos recursos e o combate ao desmatamento. As áreas de conservação precisam investir em fiscalização para que as leis sejam cumpridas com excelência.

As dificuldades para enfrentar as ameaças de queimadas, e lidar com o desafio de implantar a sustentabilidade como necessidade para um bem comum, tem sido o lema de organizações que já se propõem a fazer parte dessa luta diária. E a Biotec-Amazônia faz parte disso, promovendo a  geração de negócios relacionados a biodiversidade amazônica, e com isso, promove o desenvolvimento sustentável da região. 

Imagem: exame.abril

Gisele Valadares

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: gisele.valadares@biotecamazonia.com.br | Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
shares