O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Grupo de produtores de açaí participa de encontro na BioTec-Amazônia

A Organização Social BioTec-Amazônia recebeu representantes de grupo de produtores de açaí no Estado do Pará, no dia 15 de janeiro de 2018, na Sede da BioTec-Amazônia. O encontro discutiu formas de cultivo e colheita do fruto, oscilação da produção e quais as grandes dificuldades locais. A reunião contou com a presença dos produtores e equipe técnica da BioTec-Amazônia.

O crescimento desordenado de alguns produtores, as diferenças de um produto para o outro e a necessidade de união dos produtores de açaí do Pará fez com que um grupo de produtores se formasse para trocar informações e discutir formas de plantio irrigado com alta produtividade. Nazareno Alves da Silva, que compõe o grupo, explicou que pela falta de conhecimento, perdeu um ano de trabalho. “Eu plantei cinquenta hectares e tive que replantar tudo de novo por não ter conhecimento de produção”.

Para Patrícia Chaves, assessora técnica da BioTec-Amazônia, os eventos climáticos não são previsíveis. “A pesquisa vai até um determinado ponto e os eventos climáticos não são previsíveis. O agricultor tem que se defender e tem que ter sistema de irrigação”.

Sérgio Alves, assessor técnico da BioTec-Amazônia, explicou que o caminho é a certificação do açaí. “A ideia é buscar recursos de editais para diluir dúvidas que existem ainda na produção do fruto”. Um dos objetivos da BioTec-Amazônia é, através do processo de Inteligência Competitiva, analisar e monitorar o desenvolvimento científico e tecnológico em domínios temáticos de interesse do BIOPARÁ no que se refere à agregação de valor de componentes da biodiversidade amazônica via inovação tecnológica.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu