O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Encontro entre BioTec e Sectet avalia 1º Semestre de 2019

Secretário de Estado, Carlos Maneschy, recebeu Relatório de Execução do Contrato de Gestão e Relatório de Mônaco com Oportunidades de Investimentos na Amazônia como resultado do trabalho desenvolvido pela OS.

O Diretor – Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia, Professor José Seixas Lourenço, participou de reunião, na quarta (14), com o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica – SECTET, Professor Carlos Maneschy, na sede da secretaria.

O encontro teve como objetivo a entrega de dois relatórios da BioTec , onde constam as metas com os resultados alcançados e a exposição das atividades desenvolvidas pelos respectivos Eixos no primeiro semestre de 2019 e Relatório da participação da BioTec – Amazônia no evento internacional de Mônaco, Montecarlo, denominado 9th Global Family Office Investment Summit. Além disso, foi entregue a prestação de contas do primeiro semestre de 2019.

O Relatório Semestral de Execução do Contrato de Gestão 2019 é um documento elaborado em cumprimento a cláusula nona do Contrato de Gestão nº 01/2017, firmado pela BioTec com a Sectet, após edital de chamamento público nº 004/2017, o qual selecionou organização social (OS) qualificada na área de desenvolvimento científico e tecnológico, interessada em executar a gestão do programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, conhecida como BIOPARÁ. O Relatório Semestral de Execução já contém parecer favorável do Conselheiro Professor Sidney Santos, membro do Conselho de Administração da BioTec-Amazônia.

O relatório entregue ao Secretário de Estado traz informações de atividades da OS no período de janeiro a junho do ano de 2019, no qual vale destacar as novas parcerias firmadas; as articulações desenvolvidas; o pleno desenvolvimento institucional; as ações e projetos de captação de recursos financeiros; os protocolos de intenção consolidados com investidores; a promoção de atração de empresas para os setores de interesse do Programa BIOPARÁ.

A reunião também contou com a presença dos Diretores Sérgio Alves –
de Articulação Público-Privada; Artur da Costa da Silva – Técnico-Científico e Maria Paula Cruz Schneider, Presidente do Conselho de Administração da Organização Social BioTec-Amazônia.

Também inclui missões empresariais e a participação em feiras de promoção da inovação (encontros, seminários, painéis, workshop e feiras); a promoção de vitrines de invenções; os suportes oferecidos aos polos de inovação, como a criação do Polo Regional de Conhecimento do Oeste do Pará e a consolidação do localizado no Nordeste do Pará; a sistematização de informações sobre os segmentos de interesse do Biopará, assim como da rede de expertises sobre temas estratégicos de áreas críticas do Programa; e implantação de ambiente de trabalho promotor da criatividade e de formação de parcerias, dentre outros.

Para além do Relatório Semestral de Execução do Contrato de Gestão, o Secretário de Estado também recebeu o Relatório relativo à participação da BioTec-Amazônia no 9th Global Family Office Investment Summit, realizado em Monte Carlo, Mônaco, nos dias 18 a 20 de junho de 2019 – Oportunidades de Investimentos na Amazônia. O relatório traz as atividades desenvolvidas durante o evento internacional, visando à captação de recursos financeiros para implantação do Ecossistema de Inovação da Amazônia.

A BioTec-Amazônia, única instituição brasileira a participar do evento, levou ao evento de Mônaco a proposta para se tornar o Centro de Inteligência em Bioeconomia na Amazônia. A proposta se compõe de três elementos estruturais: o Sistema Floresta (Bioma), o Desenvolvimento de Soluções Urbanas (living labs) e atração de capital nacional e internacional, conforme melhor detalhado no Relatório.

Nossos representantes no evento de Mônaco apresentaram a proposta de criação de um Ecossistema de Fundos, por meio de elaboração de projetos consistentes, tendo a BioTec-Amazônia como peça fundamental por ser uma instituição brasileira, pertencente à Amazônia, legitimada com o apoio efetivo do Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, e do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica – SECTET.

Também, na oportunidade, o Diretor-Presidente da BioTec entregou a Prestação de Contas – 1º Semestre de 2019, onde constam os demonstrativos aos repasses financeiros (receita), alocação de recursos, investimentos financeiros, alocação de despesas, execução orçamentária e demonstrativos contáveis (balancetes) mensais. A Prestação de Contas já obteve parecer favorável do Conselho Fiscal da BioTec-Amazônia, da lavra do Conselheiro Presidente Aderson do Carmo Braga Pessoa.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu