O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
BioTec-Amazônia realiza reunião com Sedeme

O foco é a produção de látex por cooperativa em Santarém

No dia 3 de maio, o Diretor Presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, esteve em reunião com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Eduardo Leão, na sede da Sedeme. A reunião também contou com a participação do titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiuza de Mello, e o Diretor Presidente da Mercúrio, Ivan Ciruelos.

A reunião tinha como foco apresentar o trabalho desenvolvido pela Cooperativa dos Trabalhadores Agroextrativistas do Oeste do Pará (Acosper), localizado em Santarém (STTR), no oeste do Pará. O titular da Sectet, Alex Fiuza de Mello, explicou que o Governo do Estado, junto com a Sedeme, tem disponibilidade para ajudar na multiplicação da produção de látex realizada pela Acosper.

“Temos como conversar com universidades, com comunidades locais, para dar condições a essa Cooperativa de melhorar a produção que ela vem realizando”. Já Eduardo Leão, da Sedeme, explicou que a Secretaria pode disponibilizar o CredProdutor, que é um mecanismo de fomento do Estado do Pará, formulado para financiar empreendimentos econômicos de interesse estratégico para desenvolvimento, diversificação e transformação da base produtiva paraense, promovendo geração de renda e emprego. A ideia, com esse alinhamento, é retomar o látex paraense em alta escala, dando condições a comunidade de atender grandes indústrias do setor da borracha.

Texto: Silvia de Souza Leão
Comunicação BioTec-Amazônia
E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br/ biotecamazoniacomunica@gmail.com
Telefone: (91) 99271-5573
Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
shares