DNA do Açaí é destaque em revista

Projeto que desvenda o sequenciamento genético do açaí é realizado pelo Engbio, laboratório que dá suporte à BioTec-Amazônia para ações estratégicas de coordenação e elaboração de pesquisas com recursos do Governo do Pará.

O estudo do sequenciamento genético do açaí, realizado pelo Laboratório de Engenharia Biológica (Engbio), laboratório de pesquisa, instalado no Parque de Ciência e Tecnologia – PCT Guamá, e que faz parte do grupo de laboratórios da Universidade Federal do Pará – UFPA que dão suporte à BioTec-Amazônia para ações estratégicas de coordenação e elaboração de pesquisas com recursos do Governo do Estado é destaque na Revista Pará +.

O pesquisador Artur Silva, diretor técnico-científico da BioTec-Amazônia e coordenador do Laboratório de Engenharia Biológica (Engbio) explica como será realizada a pesquisa Genoma do Açaí: “No fruto tem várias células, igual à pele humana. Dentro do núcleo de cada célula, tem o DNA. Então, a gente vai tirar desse fruto as células e, depois disso, encontrar o DNA”. Artur esclarece que o genoma é que nem um relógio e, dentro dele, possuem 35 mil genes. “A pesquisa quer saber quais são eles. Então, eu vou quebrar o relógio. Vão ficar vários pedacinhos do DNA, bilhões de pedacinhos. Isso a gente chama de sequenciamento. Com isso, o computador vai reconstruir o relógio, isto se chama montagem”.

Para saber mais, acesse: https://issuu.com/revistaamazonia/docs/231

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.