O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Criação de Polos Regionais de Inovação

A BioTec-Amazônia realiza, na próxima quinta-feira, 28, reunião para finalizar o planejamento estratégico de marketing do Arranjo Produtivo Local (APL) de Biocosméticos. Entre os parceiros, vão estar presentes as principais empresas que fazem parte desse APL e mais Sebrae, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), o Museu Paraense Emílio Goeldi e representantes da BioTec-Amazônia.

Arranjo Produtivo Local, ou simplesmente APL, significa um aglomerado de empresas de um mesmo território e segmento econômico que, juntas, aumentam a escala de produção e melhoram a tecnologia. “A BioTec-Amazônia está enxergando a instalação desse Polo de Inovação de Biocosméticos, aqui no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, como uma das ações iniciais de um Polo Regional Local. Nós, a partir da parceria com o Sebrae, que começou o APL de Biocosméticos no Pará, ganhamos um norteador das ações desse APL e estamos ajudando avançar um trabalho já realizado pelo Sebrae”, explica Amanda Lima, assessora técnica da BioTec-Amazônia.

A primeira reunião entre APL, Sebrae e BioTec-Amazônia realizou o levantamento das principais demandas e a ideia é finalizar o trabalho na reunião que acontece na sede da BioTec-Amazônia. “É uma grande oportunidade que a gente tem de alinhar todas as ações que esses atores estão enxergando. A partir dai, vamos poder definir, bem claramente, o nosso papel em todo esse contexto, como apoiador de todas essas ações. A BioTec-Amazônia vai poder colocar como prioridade no setor de Biocosméticos a instalação do Polo de Inovação aqui no PCT Guamá. Além disso, esses parceiros estão vindo aqui para conhecer as ações da OS e o que já vem sendo feito, principalmente, relacionado aos laboratórios, junto ao PCT Guamá”, finaliza Amanda.

Outras duas ações, que acontecem ainda essa semana, promovem a criação de polos regionais de inovação. A primeira acontece na 2ª edição do projeto “Diálogos da Inovação”, evento que ocorre dia 28, às 9h, na Faepa, e trará o tema “Perspectivas de Desenvolvimento do Setor de Pesca e Aquicultura na Região do Nordeste Paraense”. Sérgio Alves, da BioTec-Amazônia, apresenta as ações da organização social ao público da edição do projeto e vai debater o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Estado do Pará. O evento é mais uma ação voltada para fomentar Ambientes de Inovação no Pará, no âmbito do Programa Inova Pará.

A segunda ação acontece na sexta-feira, 29 de junho, quando a BioTec-Amazônia se reúne com a Sedeme. Raimundo Sérgio de Menezes Santos, Diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, pretende levar aos assessores da BioTec-Amazônia, Camila Travassos e Sérgio Alves, informações e iniciativas da Secretaria relacionadas tanto a cadeia do açaí como a cadeia da pesca.

A gestão da Organização Social BioTec-Amazônia é baseada em sistema inteligente de governança voltado ao estímulo de uma economia dinâmica fundada no uso sustentável da biodiversidade da Amazônia. A BioTec-Amazônia tem quatro polos de inovação ligados a cadeia produtiva. São eles o Polo de Cosméticos, Açaí, Pesca e do Cacau. “Dentro de cada cadeia, cada instituição tem ações diferentes. Então, o trabalho inicial da BioTec-Amazônia é entender o que cada um está fazendo para costurar isso e não ter repetição de esforços. Para ter, efetivamente, resultados mais eficientes, trabalhar de fato em rede, porque o que se tem, hoje, é um trabalho muito isolado”, explicou Camila Travassos, Assessora Técnica da BioTec-Amazônia.

Para isso acontecer, um dos cinco Eixos Estratégicos desenvolvidos, voltados a dar suporte a criação de polos de inovação, incubadoras de empresas, escritórios de transferência tecnológica e aos ambientes de inovação do Estado do Pará, o eixo 3 traz a indução de criação de polos regionais de conhecimento e ambientes de inovação nas regiões do Estado. A contribuição efetiva para criação e consolidação de Polos de Inovação, com mecanismos eficazes voltados para a identificação das necessidades de qualificação de laboratórios, a partir da formação de parcerias com órgãos estaduais e federais, é o que vem sendo feitos nas atividades da BioTec-Amazônia.

Texto: Silvia de Souza Leão
Comunicação BioTec-Amazônia
E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br/ biotecamazoniacomunica@gmail.com
Telefone: (91) 99271-5573
Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu