O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Cooperação prevê desenvolvimento sustentável

BioTec-Amazônia assina Protocolo de Intenções com a Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico Mineração e Energia (Sedeme)

A Organização Social BioTec-Amazônia assinou Protocolo de Intenções com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), na manhã do dia 21 de novembro de 2018, no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM), onde aconteceu um workshop e a visita técnica da equipe da Comitiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Neste convênio, pretende-se estabelecer parceria à viabilização de cooperação técnico-científico, visando o desenvolvimento de atividades de interesse comum das instituições partícipes e a execução de projetos, estudos e pesquisas, com foco nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios. Estiveram presente José Seixas Lourenço, Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia; Hildergardo Nunes, Secretário de Estado de Mineração e Energia; Alex Fiúza de Mello, Secretário de Ciência Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Alex Gomes Moreira, Secretário de Estado Adjunto da Sedeme e a equipe da Comitiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Para o Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, “essa parceria prevê um fortalecimento de um laboratório chave na nossa atuação que é o Laboratório de Engenharia Biológica, instalado no Parque de Ciência e Tecnologia e especializado na realização de serviços que demandam técnicas de engenharia genética, produção de proteínas recombinantes e outros insumos básicos para o setor biotecnológico”.

A Sedeme, também, acredita que essa parceria reforça a união entre as entidade em prol do Estado do Pará. “Esse Protocolo de Intenções vem para reforçar a ação na área de inovação para que a gente possa ter a possibilidade de desenvolvimento sustentável na região. Então, esse esforço que a Sedeme faz hoje, nessa assinatura de protocolo, é para deixar claro e registrado que toda a proposta, por nós defendida, de meio ambiente e desenvolvimento, pressupõe a sustentabilidade e a inovação tecnológica como caminhos para podermos atingir um novo patamar de desenvolvimento para a sociedade local”, explicou o Secretário de Estado da Sedeme, Hildergardo Nunes.

Cooperação – As entidades, assinantes do termo, estabeleceram, entre outros, o objetivo de contribuir com a governança inovadora e articulação estratégica, auxiliando a BioTec-Amazônia a articular com os diferentes segmentos (lideranças empresariais, acadêmicas e de governo). Pode, também, contribuir para a prospecção e atração de novos negócios para o Parque de Ciência e Tecnologia promovendo e incentivando, juntamente com a OS, a participação em eventos, fóruns e vitrines de invenções de potenciais investidores.

A BioTec-Amazônia já realizou assinatura de termos de cooperação técnica com a Universidade Federal Do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade da Amazônia (Unama), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Embrapa, o Cesupa, Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu