O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Cooperação é tema de encontro entre BioTec-Amazônia e Sebrae

O novo diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, recebeu o Diretor-Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia José Seixas Lourenço, no dia 16 de janeiro de 2018, para conhecer as ações da Organização Social e discutir os temos de parceria entre as instituições. O Sebrae Pará é um dos integrantes do Conselho de Administração da OS e a reunião ocorreu na sala da superintendência da Sebrae.

O Diretor-Presidente da OS, José Seixas Lourenço, explicou que a visita tinha como intuito retomar uma possibilidade de assinatura de termo de cooperação com o Sebrae. “A BioTec-Amazônia já realiza diversas atividades em conjunto com o Sebrae, como a que ocorreu em 2018, chamado Encontro de Biocosméticos, nos dias 10 e 11 de dezembro, e o primeiro encontro de 2019 na Reunião de Planejamento do APL de Cosméticos. Com isso, o termo de cooperação é um instrumento legal que justifica as ações em conjunto”, reforçou.

Para o Diretor – Superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, essa é uma grande oportunidade de cooperar em conjunto com a BioTec-Amazônia. “Eu tenho grande interesse de ver as coisas acontecerem. Temos suporte técnico, cooperação e contatos para serem feitos com o Sebrae nacional. Com isso, vamos estudar internamente a proposta do termo de cooperação e voltamos a nos encontrar no máximo em 15 dias. Podemos estudar um proposta com termos voltados para o Sebrae nacional, adequando ao que será necessário e submetemos a vocês”.

O Diretor-Presidente da OS, na ocasião, apresentou os eixos e projetos estratégicos e o compromisso da BioTec-Amazônia de articular com instituições do Estado do Pará, públicas e privadas, para identificar oportunidades de negócios e investimentos além de agregar valor a cadeia produtiva, aos produtos da biodiversidade amazônica e atrair empresas para ambientes de inovação. “A BioTec-Amazônia vem preencher uma lacuna muito grande em função do que está sendo gerado de conhecimento, inclusive do conhecimento tradicional”.

Acordos de Cooperação – As entidades, assinantes do termo, estabelecem, entre outros, o objetivo de contribuir com a governança inovadora e articulação estratégica, auxiliando a BioTec-Amazônia a articular com os diferentes segmentos, como lideranças empresariais, acadêmicas e de governo. Pode, também, contribuir para a prospecção e atração de novos negócios para o Parque de Ciência e Tecnologia, promovendo e incentivando, juntamente com a OS, a participação em eventos, fóruns e vitrines de invenções de potenciais investidores.

A BioTec-Amazônia já realizou assinatura de termos de cooperação técnica, entre outros, com Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade da Amazônia (Unama), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Embrapa, o Cesupa e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

*Créditos da Fotografia: Assessoria de Comunicação do Sebrae PA.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
shares