O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Comenda Mulher Cientista
Prof. Maria Paula Schneider junto com Ima Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) agraciadas com a Comenda Mulher Cientista 2019 na categoria Cientista Master. Foto: Ascom Sectet

Presidente do Conselho de Administração da BioTec-Amazônia, Maria Paula Schneider recebe comenda na categoria Cientista Master, uma homenagem as mulheres que tenham contribuído com suas pesquisas e inovações tecnológicas para o desenvolvimento da ciência do estado do Pará.

A professora Maria Paula Cruz Schneider, Presidente do Conselho de Administração da Organização Social BioTec-Amazônia, foi um dos nomes escolhidos para receber a Comenda Mulher Cientista – Comci 2019. Na última reunião do Conselho de Administração da OS, que ocorreu em fevereiro 2019, foi aprovado, por unanimidade pelos membros do conselho, a indicação de Maria Paula para a presidência do Conselho de Administração. Maria Paula é, também, uma das instituidoras da BioTec-Amazônia.

A Comci é uma distinção criada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), para homenagear mulheres que tenham contribuído com suas pesquisas e inovações tecnológicas para o desenvolvimento da ciência do estado do Pará. Formada por mulheres cientistas, representantes de instituições de ensino e pesquisa do Pará, a entrega da Comenda faz parte da programação em homenagem às mulheres e é realizada pelos órgãos do Governo do Pará.

As sugestões foram enviadas no período de 8 a 19 de março divididas nas duas categorias: Jovem Talento e Cientista Master. Depois de catalogadas, as 21 indicações foram analisadas pela Comissão Científica de Avaliação da Comci, formada por mulheres cientistas, representantes de instituições de ensino e de pesquisa do Pará.


A entrega da Comenda faz parte da programação em homenagem
às mulheres e é realizada pelos órgãos do Governo do Pará. Foto: Ascom Sectet.

Na categoria Master, houve um empate e as agraciadas foram Maria Paula Schneider, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Ima Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Integraram a Comissão deste ano, a professora Edna Castro, representante da Universidade Federal do Pará (UFPA), a professora Yvelyne Santos, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a pesquisadora Alessandra Ferraiolo, da Embrapa Amazônia Oriental. A entrega das comendas ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), no Teatro Estação Gasômetro.

Maria Paula Schneider foi a primeira mulher da Região Norte a ingressar na Academia Brasileira de Ciências (ABC). É docente do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e pesquisadora da área de Genética. Tem doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Na solenidade, também foram entregues certificados de menção honrosa às mulheres que estão à frente de secretarias e instituições do Estado.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu