Colaboradores da BioTec-Amazônia participam de palestra

No dia 10 de novembro, os colaboradores da BioTec-Amazônia participaram de palestra com o tema: Relacionamento Interpessoal e Ética no trabalho. A palestra foi ministrada por Ana Alice de Mello Nunes – Consultora de Gestão de Pessoas.

Para a maioria das pessoas, o trabalho é um importante componente da vida, não apenas no sentido material, como também com relação ao desempenho das atividades e para o contato social. As empresas possuem profissionais diversos e únicos, mas também têm uma cultura própria, portanto, deve haver um consenso para que haja um equilíbrio que fique bom para a maioria.

Segundo Ana Alice, o mais importante é manter relações humanas. Essas relações englobam praticamente tudo, como a educação, o respeito, manter a ética, a cordialidade, o cuidado, iniciativa, trabalho em equipe… Quando se começa a colocar em prática, tudo inerente a essa área, com certeza o trabalho vai fluir muito melhor e esse processo se torna mais produtivo pra todos – empresa, colaborador – todos os envolvidos.

Ana Alice de Mello Nunes – consultora de gestão de pessoas
Imagem: BioTec-Amazônia

Respeitar a diferença individual é fundamental. O que pode parecer não ofensivo para um, pode ser uma afronta para outro. Conviver com o outro não é uma tarefa fácil, e conviver com o outro no trabalho, sem entender o comportamento de cada um, é praticamente impossível.

O relacionamento interpessoal e o intrapessoal se entrelaçam, visto que passamos muitas horas do dia no ambiente de trabalho. Para Ana Alice, essas relações andam de mãos dadas, pois é necessário que cada um esteja muito bem consigo mesmo, pois isso reflete para fora, então, em primeiro lugar, é muito importante que o indivíduo conheça suas limitações, pontos fortes e pontos que precisam ser trabalhados e se propor esta mudança de trabalha-los, sempre aberto ao outro, a manter uma relação saudável, salutar.

Hoje se sabe que o cotidiano do trabalho influi na vida e nas emoções das pessoas. É importante primeiramente estar bem consigo para se estar bem com os demais, sejam eles colegas de trabalho, amigos ou familiares. Isto irá se refletir no dia a dia, nestas relações.

Para o professor Sérgio Alves, diretor de articulação público-privada da BioTec-Amazônia, a BioTec está passando por um salto de crescimento, onde atualmente se encontra em um estado de ruptura, deixando uma fase inicial, onde se mostrou para os atores locais ganhando neste momento confiança, e a partir de agora os projetos que estão chegando são projetos mais complexos, de ordem tecnológica e que envolvem um maior montante de recursos. Portanto, precisamos capacitar nossos colaboradores, que são as pessoas que estão à frente, lidando com os pesquisadores e com tais projetos. É importante que esses colaboradores tenham este conhecimento e formação continuada para que possam ter capacitação contínua dentro da instituição. Também é um sinal de que a BioTec-Amazônia se importa com esses colaboradores e é importante que eles enxerguem que a instituição está olhando para eles e assim fica mais fácil alcançarmos os resultados

Professor Sérgio Alves, diretor de articulação público-privada da BioTec-Amazônia
Imagem: BioTec-Amazônia

As organizações precisam, de alguma forma, proporcionar um ambiente de trabalho agradável, pois perceberam a influência do bom ambiente para a produtividade, e, por consequência, o andamento do trabalho. Assim, alguns fatores tornaram-se fundamentais para a realização do trabalho: o ambiente, o relacionamento, saber como as pessoas se sentem com relação as suas tarefas, enfim, uma visão mais global do trabalhador.

Para Ana Alice, as empresas que proporcionam estes momentos de conhecimento para os colaboradores com workshops, palestras e treinamentos, demonstra respeito com os membros da equipe, com aquele que está ingressando na empresa, de querer genuinamente ajudá-lo para que ele fique. É mostrar carinho, atenção. É investir. E a melhor forma de investimento é treinamento, pois provoca uma mudança, uma reflexão. Mesmo que já se saiba tudo que foi abordado em um treinamento, por exemplo, mas sempre leva a uma nova reflexão. Se a empresa tem respeito pelo colaborador, mostra que tem respeito pelo cliente também.

O objetivo das relações humanas no trabalho é a troca de experiências e a soma de conhecimentos. As empresas esperam que os colaboradores sejam cada vez mais proativos. Ter iniciativa, buscando também soluções práticas e eficazes para o dia a dia. A vida é um convite à mudança diária, resiliência e constante aprendizado.

Valeria Cunha

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: valeria.cunha@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.