O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
O Papel da BioTec-Amazônia no Desenvolvimento Sustentável da Região

A Organização Social reuniu empresários, representantes do Governo Estadual e pesquisadores  para desenvolver tarefas de interesse comum entre as partes.

No período de 10 a 14 de setembro de 2018, a Organização Social BioTec-Amazônia realizou a Semana de Imersão, com o tema O Papel da BioTec-Amazônia no Desenvolvimento Sustentável da Região. As atividades realizadas pela OS trouxeram discussões e debates cujo objetivo era fomentar o desenvolvimento de tarefas de interesse comum entre instituições à execução de projetos, estudos e pesquisas, com foco nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios.

Dentro dessa extensa programação, realizada no Espaço Empreendedor, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, a BioTec- Amazônia realizou, no dia 12 de setembro de 2018, um encontro para atração de novos negócios com foco no Programa BIOPARA e Pará 2030. No encontro, representantes do Governo do Estado do Pará, equipe e consultores técnicos da OS e representantes do empresariado do município de Castanhal, no nordeste do Pará, discutiram como articular o conhecimento científico, com o conhecimento tradicional e o empresarial para desenvolver a biodiversidade da Amazônia.

Estiveram presentes o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiuza de Mello; o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Alex Moreira; e Márcio Pereira, diretor administrativo e financeiro da Fundação Guamá, Organização Social que gerencia o parque tecnológico onde, na ocasião, apresentou o modelo de governança do parque tecnológico e fez um resumo das principais iniciativas já instaladas.

Marcio Pereira, diretor administrativo e financeiro da Fundação Guamá.
(Foto: Ascom BioTec)

“O PCT Guamá é o único parque tecnológico da Amazônia Legal. A gente está falando de mais da metade do território nacional. Nós somos o único parque tecnológico, dos parques já existentes, mais aproximado em termo de infraestrutura, em tamanho, em equipamento, de parques de outros Estados como o que fica em Brasília, o Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC) e no nordeste, que fica em Recife, que é o Porto Digital. Essas são as duas estruturas mais próximas do que vocês podem conhecer, aqui no PCT Guamá, e não tão próximas geograficamente”, contextualizou Márcio aos empresários paraenses.

Após a reunião, os empresários foram levados para conhecer o espaço do PCT Guamá onde realizaram a visita em dois laboratórios instalados no prédio do Espaço Inovação: o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVCBA/UFPA), onde foram recebidos pelo Professor Hervé Rogez, que coordenada pesquisas que definem os novos parâmetros de qualidade, segurança alimentar e as características próprias do açaí, para atualização do Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) do fruto e seus derivados.

Visita no Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVCBA/UFPA)
(foto: Ascom BioTec)

A segunda visita ocorreu no Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA/ UFPA), também instalado no Espaço Inovação. Para o consultor técnico da BioTec-Amazônia, Israel Feferman, a visita dos empresários ao Parque e aos laboratórios é extremamente importante. “Estamos reunindo várias empresas no Parque Tecnológico do Guamá, pois esse é um dos objetivos da BioTec-Amazônia: trazer negócios para essa região”. Já para Flávio Costa, Presidente do Mariza Foods, a estrutura do PCT é fascinante. “Eu não imaginava que a estrutura do parque comportava laboratórios tão bem equipados. O Pará tem um excelente parque tecnológico e com capacidade de atender toda região. Eu estou saindo bem impressionado”.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
shares