BioTec-Amazônia recebe o secretário Regional de Governo do Marajó

O secretário Regional conheceu as iniciativas da OS para a região e destacou o projeto de reconstrução do Museu do Marajó, localizado no município de Cachoeira do Arari.

O Diretor-Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia Professor José Seixas Lourenço recebeu, no dia 19 de outubro, o secretário Regional de Governo do Marajó, Jaime Barbosa. A pauta da reunião incluiu projetos para a Região do Marajó. O secretário Regional conheceu as iniciativas da BioTec-Amazônia para a região como a participação da OS, eleita como a representante do Terceiro Setor, no Programa Abrace o Marajó.

A indicação da BioTec-Amazônia à posição de representante do Terceiro Setor do Grupo Executivo do Programa Abrace o Marajó, com direito a voto, foi aprovada na 2ª Reunião Ordinária (4ª RGEX), realizada em Brasília, no dia 5 de abril de 2021, do Grupo Executivo (GEX/Marajó). Além disso, Professor Lourenço lembrou, também, da visita da comitiva de representantes dos governos federal e estadual e de organizações do terceiro setor no Pará para promover evento de ações do programa Abrace o Marajó, no mês de abril de 2021.

A programação incluiu oficinas de trabalho, entre elas, duas com participação da Organização Social BioTec-Amazônia, convite feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O objetivo do encontro era expor os programas e projetos dos ministérios e de outros órgãos federais aos prefeitos e demais gestores municipais e aproximar as equipes de dirigentes locais, além de apresentar e discutir o plano de ação 2020/2023.

Secretário Regional de Governo do Marajó, Jaime Barbosa.
Imagem: Ascom BioTec-Amazônia

O secretario regional reforçou a importância do encontro com a BioTec-Amazônia. “No momento de estar reunindo com a equipe comandada pelo Professor Seixas Lourenço, tive a oportunidade de tomar conhecimento de vários projetos, especificamente direcionados para o nosso querido arquipélago marajoara, e muito feliz com o que pude tomar conhecimento, com as questões de viabilidade socioambientais para o Marajó. São projetos fantásticos e que brevemente poderão mudar a vida do povo marajoara”, relatou Jaime.

O secretário Regional lembrou, durante a reunião, do lançamento do edital de licitação que vai viabilizar a reconstrução do Museu do Marajó, localizado no município de Cachoeira do Arari. O espaço, que está temporariamente sob a salvaguarda do Sistema Integrado de Museus e Memoriais, da Secretaria de Estado de Cultura (SIMM/Secult), foi idealizado pelo padre Giovanni Gallo em 1972 e conta com cerca de cinco mil peças de cerâmica, que preservam a história e a memória do povo marajoara.

O ato de assinatura do edital ocorreu no Palácio do Governo, em Belém, no dia 23 de setembro, e contou com a presença do governador Helder Barbalho; da titular da Secult, Ursula Vidal e do secretário de Estado de Turismo, André Dias. “O Povo marajoara, que vive expectativas, através do Governo do Estado, de várias ações como o Museu do Marajó e a Organização Social BioTec-Amazônia tem sido uma parceira fundamental na elaboração desses projetos. Então é de suma importância que estejamos juntos e participando de planejamentos e tomando conhecimento das ações para que a gente possa alavancar o progresso e desenvolvimento do arquipélago marajoara”, finalizou.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.