BioTec-Amazônia recebe Chefe-Geral da Embrapa

Para consolidar parceria estabelecida desde 2018, o encontro aconteceu na sede da organização e contou com a presença dos dirigentes da instituição.

A Organização Social BioTec-Amazônia recebeu, 26 de outubro, em sua sede,  Walkymário Lemos, Chefe-Geral da Embrapa Amazônia Oriental. O encontro buscou a aproximação institucional a partir de uma série de possibilidades, como reuniões virtuais, troca de conhecimento e uma diversidade de temas em comuns a partir da atuação das instituições.

Walkymário Lemos,
Chefe-Geral da Embrapa Amazônia Oriental
Imagem: Ascom BioTec-Amazônia

 “Saímos daqui com excelentes expectativas, com desenhos e cenários futuros promissores e ações em conjunto. E, o mais importante, com entregas impactantes para a sociedade paraense e amazônida”, relatou o Chefe-Geral ao longo do encontro.

Agora, com uma nova direção, a equipe da Embrapa, durante a visita técnica, foi recebida pelo Diretor-Presidente Professor José Seixas Lourenço, o Diretor de Articulação Público-Privada Sérgio Alves, e o Diretor Técnico – Científico Artur Silva. Também participou da reunião o Professor Raul Carvalho, Pesquisador Empreendedor Associado da BioTec-Amazônia e Coordenador do Laboratório de Tecnologia Supercrítica (LABTECS), associado da BioTec-Amazônia.

Entre os acertos da reunião, ficou acordado fazer um plano de trabalho e o apoio às instituições parceiras. “Nós não queremos perder a oportunidade posta e cumprir com os normativos institucionais. Nós queremos estar presentes porque o que é importante para essa caminhada é a parceria, a inovação”, explicou Walkymário Lemos.

Artur reforçou a necessidade de explicar como a Organização Social BioTec-Amazônia pode colaborar com a Embrapa. “Nós estamos aqui trabalhando na parte administrativa. Mas, de que forma podemos contribuir do ponto de vista científico? De que forma nós, multiinstitucionalmente falando, porque nós representamos a Universidade Federal do Pará também, podemos colaborar com vocês?

A partir disso, foi acordado uma visita à instituição Embrapa, de modo virtual, para apresentar a Organização Social BioTec-Amazônia e a forma de atuação aos seus dirigentes administrativos e coordenadores de projetos. “Está feito o convite pessoal e posso fazer o convite a todos os pesquisadores porque, assim, a gente amplia muito o público e vocês fazem essa apresentação e em contrapartida a Embrapa faz a apresentação a vocês da nossa Carteira de Projetos”, explicou Walkymário.

O encontro buscou a aproximação institucional a partir de uma série de possibilidades, como reuniões virtuais.
Imagem: Ascom BioTec-Amazônia

Lemos finalizou reforçando que a Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é responsável por planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à execução de pesquisa agropecuária e à formulação de políticas agrícolas. Além disso, a Embrapa possui unidades pelas cinco regiões do Brasil e Centros de Pesquisa (também chamados de Unidades Descentralizadas da Embrapa). “Nós não somos só a Embrapa Amazônia Oriental. Nós temos sede em todas as regiões do país e podemos fazer contato e reforçar essas conexões”.

Histórico – A Embrapa e a BioTec-Amazônia assinaram Termo de Cooperação Técnica em 2018, em evento do o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Consectet). Na oportunidade, o Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), à época, Bruno Giovany De Maria, foi quem assinou o documento.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.