O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
BioTec-Amazônia participa de reunião na Sectet

Encontro contou com a participação da Prodepa, Uepa e Fapespa

O Presidente Diretor da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço esteve na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), no último dia 4 de junho, para participar de reunião de trabalho. O encontro contou, além do titular da Sectet, Alex Fiuza de Mello, com o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém; Leila Santos, Diretora de Projetos Especiais da Prodepa; Helder de Paula Mello, diretor Científico da Fapespa e um representante da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Na ocasião, a BioTec-Amazônia apresentou aos presentes o objetivo, destacou a criação da Organização Social e o chamamento público para a gestão do Programa BioPará, realizado pela Sectet. “Ao formalizar a criação da OS, foi formado um conselho de apoiadores, onde este deveria ser composto com até 20% de representação pública”, explicou Seixas. O conselho de apoiadores conta, entre outras, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

A qualificação da BioTec-Amazônia saiu no dia 21 de setembro e o termo de contrato de Gestão foi assinado no dia 14 de dezembro. Só após esses atos, foi possível contratação de equipe altamente qualificada. “Todos os assessores técnicos que estão na BioTec-Amazônia foram incluídos na equipe a partir de lei estadual que prevê bolsa de estímulo a inovação. Além dos assessores, temos também dois consultores, Israel Feferman e Luiz Antônio Barreta de Castro, que são especialistas em inovação no Brasil e mercado nacional e internacional”.

Para titular da Secretária Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiuza de Mello, a BioTec-Amazônia cumpre uma função pública. “Quando qualificamos uma organização social como a BioTec-Amazônia, estamos colocando, no Pará, uma instituição que tem flexibilidade, expertise e capacidade de articular todos os atores e competência para fazer negócios”, destacou.

Texto: Silvia de Souza Leão
Comunicação BioTec-Amazônia
E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br/ biotecamazoniacomunica@gmail.com
Telefone: (91) 99271-5573
Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
shares