O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
BioTec-Amazônia confia na liderança do Governador   para Pará manter o protagonismo Amazônico

Em reunião no Palácio do Governo, em Belém (PA), a BioTec leva ao Chefe do Executivo pauta de investimentos em novas economias e projetos que beneficiam o Pará.

A boa receptividade e o interesse do governador do Pará Helder Barbalho e sua equipe para a realização de projetos sustentáveis, com o tema de investimentos em novas economias e em projetos que beneficiam o Pará em particular e a Amazônia de modo geral, deixou otimista o diretor-presidente da BioTec-Amazônia, Professor José Seixas Lourenço, que participou, no dia 25, de encontro no Palácio do Governo, em Belém (PA), acompanhado da presidente do Instituto Dialog, Liane Freire, e com as presenças de titulares e representantes das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia – SECTET, de Educação – SEDUC, de Desenvolvimento – SEDEME e do Banco do Estado do Pará – Banpará.

O diretor-presidente José Seixas Lourenço destacou que a visão do governador é muito clara do papel que o Pará desempenha e que o governador tem exercido um papel muito grande de liderança junto aos demais governadores, em especial da Região Amazônica. Como exemplo citou uma reunião realizada em Macapá, Amapá, na qual o Pará teve um papel importante, na ocasião em que um novo encontro foi anunciado para o Estado do Tocantins.

O Governador do Pará, Helder Barbalho, na reunião com os membros da BioTec-Amazônia, defendeu o debate em propostas de investimentos para o Estado nas áreas de Bioeconomia e infraestrutura sustentáveis.

Temas como bioeconomia, economia da floresta e infraestruturas sustentáveis foram as questões em destaque na reunião. Como resultado do encontro, Helder Barbalho pediu que fosse criado um grupo, com representantes de várias secretarias, para de forma integrada, desenvolver uma proposta para que possa ser levada para um evento, marcado para junho próximo, com family offices (famílias ricas) internacionais, a fim de mostrar o quanto o Pará consegue se estruturar nessa direção e liderar um movimento, na Amazônia, para atrair esses recursos, enfatizando que o Governo terá de verificar “como podemos nos estruturar para receber tais investimentos”, disse o Chefe do Executivo no encontro.

Segundo Liane Freire, “a gente tem um esforço agora interno de estruturar, com esse objetivo mais imediato de junho, mas com um objetivo maior de longo prazo, de estabelecer parceria com os investidores nessa direção”. O diretor-presidente da BioTec informou que foi criado um consórcio da Amazônia Legal, visando ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. A presença do governador do Pará na reunião, segundo ele, vai marcar a presença de Helder Barbalho não só como chefe do Executivo paraense, mas “como uma grande liderança junto a esse consórcio que foi recentemente formado”.

A BioTec-Amazônia busca fortalecer a sua parceria com o Governo do Estado do Pará para a captação de recursos financeiros privados e busca levantar parceria científica estratégica em nível internacional, inclusive com a participação de importante evento em Mônaco, no 9th Global Family Office Investiment Summit.

Investidores sediados no exterior – No seu papel de promover, em parceria com o Estado do Pará, o uso sustentável da biodiversidade estadual e regional, a BioTec-Amazônia trabalha com a proposta de adoção de uma estratégia para captação de recursos destinados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para a região amazônica que deverá ser executada com parcerias institucionais junto a investidores sediados no exterior.

A atuação da BioTec-Amazônia se apoia na premissa de estimular e fomentar a ciência, tecnologia e inovação no Estado do Pará pautada em: apoio à criação e consolidação de ambientes de inovação nas regiões de integração do Estado; estímulo de parcerias entre as instituições de ciência e tecnologia e o setor empresarial; fomento do crescimento das cadeias produtivas; e a geração, com o apoio da academia e de suas incubadoras, de novas empresas de base tecnológica voltadas prioritariamente aos produtos da biodiversidade.

Com esse objetivo de desenvolver o seu plano de prospecção e atração de novos negócios, a BioTec-Amazônia continua fortalecendo e qualificando a sua equipe de atuação.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu