O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Belém recebe primeiro evento de ciclo de painéis sobre ODS

O encontro reunirá atores da área de ciência, tecnologia e inovação para debater o tema biodiversidade no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Considerando a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a sociedade, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizam o ciclo de painéis “CTI para a Sustentabilidade (CTI ODS 2030)”. No dia 22 de agosto, a cidade de Belém (PA), sedia o primeiro evento do projeto, com o tema Biodiversidade. O encontro será realizado na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e conta com a parceria da Organização Social Biotec-Amazônia.

O painel será composto por uma conferência ministrada pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Val, e terá como debatedores o diretor-presidente da Biotec-Amazônia, José Seixas Lourenço; a diretora-executiva da Chamma da Amazônia, Fátima Chamma; e o presidente executivo da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI), Bernardo Silva. A mediação do painel será conduzida pela apresentadora Maria Paula.

O intuito da iniciativa é expandir o nível de conscientização da população sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no atendimento da Agenda 2030 dos ODS, pactuada em 2015 na Organização das Nações Unidas (ONU). Considerando a diversidade regional do país, o formato do ciclo busca integrar diferentes visões dos produtores e consumidores de CT&I e visa popularizar os debates a partir do uso das tecnologias da informação e comunicação.

O painel em Belém reunirá representantes da comunidade de pesquisa, da iniciativa privada e do governo para um debate sobre as questões da biodiversidade brasileira no âmbito do desenvolvimento sustentável.  Serão discutidas iniciativas que mobilizem atores do Sistema Nacional de CT&I para a produção de conhecimento, além da elaboração de documentos com propostas de políticas acerca do tema.

O ciclo propõe seis painéis neste ano, realizados em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que lançará, em cada edição, um glossário ODS relacionado ao tema em questão. Os debates serão organizados em diferentes cidades brasileiras, sendo o último deles em Brasília (DF), combinado com a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018).

Além do tema biodiversidade, do encontro em Belém (PA), nos próximos eventos serão discutidos os seguintes tópicos: Mulheres na Ciência; Tecnologia & Emprego; Conhecimento Científico; Nexus: segurança hídrica, energética e alimentar; e Transformações Sociais.

A programação do painel de Belém pode ser acessada neste link

Serviço

Painel Biodiversidade – CTI para a Sustentabilidade (CTI ODS 2030)

Data: 22 de agosto

Horário: 14h00

Local: Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) – Belém (PA)

Endereço: Travessa Antonio Baena, nº 1113

Pedreira, Belém – PA, 66087-082 

Contato

Bianca Torreão

Assessora de Comunicação – CGEE

(61) 3424-9667

(61) 98126-8058/ (61) 99907-0259

btorreao@cgee.org.br

Silvia de Souza Leão

Assessora de Comunicação – Biotec- Amazônia

(91) 99271-5573

silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu