O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
APL Cosméticos realiza reunião na BioTec-Amazônia

O encontro discutiu estratégias de marketing para as empresas da APL de Biocosméticos do Pará

A BioTec-Amazônia realizou, na quinta-feira, 28, uma reunião final de planejamento estratégico de marketing do Arranjo Produtivo Local (APL) de Biocosméticos. Na reunião, foram apresentadas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da APL. Além disso, foi discutido, também, a participação da APL em feiras estaduais, nacionais e internacionais, a necessidade de uma marca da APL, de convênios com entidades de pesquisa e ensino e a implementação de sites e redes institucionais. Entre os presentes, estiveram representantes do Sebrae, Bugari Cosméticos, APL Cosméticos, Sinquifarma, Coomac, Anil, Sectet e representantes da BioTec-Amazônia.

“Hoje ficou definido que iríamos desenvolver o composto de marketing desse processo. Então várias ações vão se desdobrar a partir das descobertas das necessidades da APL. Nós vamos chamar mais empresas a partir de atrativos como participação em feiras. Também explorar o uso de redes sociais, ações de comunicação como site e folder institucional, folder eletrônico e como uma forma de padronizar e tornar competitivo de forma igual todos os integrantes do APL. Dar uniformidade e destacar a imagem deles de forma profissional”, relatou o consultor Alberto Anders.

Os APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Os APLs são formas de alcançar melhorias para o setor específico nas esferas sociais e econômicas, realizar a interligação entre as empresas e as entidades governamentais com finalidades comuns e se dispõem a criação de políticas públicas, cursos e melhorias intersetorais.

O APL de Cosméticos foi criado em 2015, tendo como parcerias governamentais as diversas Secretárias do Estado do Pará e também o SEBRAE/PA que é um dos articuladores do projeto também. Possuindo reuniões mensais para fiscalização das atividades estabelecidas anualmente, o APL vem se mostrando essencial para a estimulação e revigoração do empresariado do cosmético paraense. O SINQUIFARMA possui o APL de Cosméticos, dirigido pela vice-presidente do sindicato Fátima Chamma da empresa paraense Chamma da Amazônia, que tem como intuito promover o setor de cosméticos paraenses e trabalhar na construção de melhorias governamentais quanto aos estímulos econômicos e de infraestrutura, também quanto na fortificação da camada empresarial específica para o cosmético amazônico.

O Arranjo Produtivo Local, ou simplesmente APL, significa um aglomerado de empresas de um mesmo território e segmento econômico que, juntas, aumentam a escala de produção e melhoram a tecnologia. “A BioTec-Amazônia está enxergando a instalação desse Polo de Inovação de Biocosméticos, aqui no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, como uma das ações iniciais de um Polo Regional Local. Nós, a partir da parceria com o Sebrae, que começou o APL de Biocosméticos no Pará, ganhamos um norteador das ações desse APL e estamos ajudando avançar um trabalho já realizado pelo Sebrae”, explica Amanda Lima, assessora técnica da BioTec-Amazônia.

A primeira reunião entre APL, Sebrae e BioTec-Amazônia realizou o levantamento das principais demandas e a ideia é finalizar o trabalho na reunião que acontece na sede da BioTec-Amazônia. “É uma grande oportunidade que a gente tem de alinhar todas as ações que esses atores estão enxergando. A partir dai, vamos poder definir, bem claramente, o nosso papel em todo esse contexto, como apoiador de todas essas ações. A BioTec-Amazônia vai poder colocar como prioridade no setor de Biocosméticos a instalação do Polo de Inovação aqui no PCT Guamá. Além disso, esses parceiros estão vindo aqui para conhecer as ações da OS e o que já vem sendo feito, principalmente, relacionado aos laboratórios, junto ao PCT Guamá”, finaliza Amanda.

Texto: Silvia de Souza Leão
Comunicação BioTec-Amazônia
E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br/ biotecamazoniacomunica@gmail.com
Telefone: (91) 99271-5573
Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
shares