O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Acordo de Cooperação é assinado com Instituto Tecnológico Vale

A Organização Social BioTec-Amazônia assinou acordo de cooperação com a Associação Instituto Tecnológico Vale – ITV no dia 18 de janeiro de 2018, na sede do ITV, com a presença do Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, e José Oswaldo Siqueira, Diretor Científico do Instituto Tecnológico da Vale Desenvolvimento Sustentável. Estiveram presentes Bruno Victorasso, Guilherme Oliveira e Josiane Martins, representando o ITV. Da BioTec-Amazônia, participaram Artur Luiz da Costa da Silva, Diretor Técnico-Científico; Sibele Caetano, Diretora Administrativo-Financeira, e Hélvio Arruda, da Assessoria Técnica.

Os acordo de cooperação assinados pela BioTec-Amazônia fazem parte dos eixos estratégicos da OS de estabelecer, entre outros, a governança inovadora e articulação estratégica. A BioTec-Amazônia articula com diferentes segmentos, como lideranças empresariais, acadêmicas e de governo. É o compromisso de contribuir com a prospecção e atração de novos negócios para o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá), promovendo e incentivando a participação em eventos, fóruns e vitrines de invenções de potenciais investidores.

O Diretor-Presidente da OS, José Seixas Lourenço, realizou uma apresentação explicando o que é a BioTec-Amazônia, seus eixos estratégicos e quando foi apresentada a primeira proposta de acordo. “Nós estivemos aqui no ITV no dia 15 de setembro de 2018 e nesse dia já realizamos uma reunião para definir a proposta de acordo de cooperação técnica”.

O Diretor-Presidente da OS, também, falou do Conselho de Administração, do espaço físico inaugurado em março de 2018, o Espaço Empreendedor do Parque de Ciência e Tecnologia – PCT – Guamá, pelo Governo do Estado e da base localizada no Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). “Porém, o mais importante é a nossa tétrade. Essa estruturação é como a BioTec-Amazônia funciona. No caso aqui da Amazônia é uma tétrade porque nós temos um componente mais forte que é a comunidade, é quem fornece os insumos para as empresas”.

José Oswaldo Siqueira, Diretor Científico do Instituto Tecnológico da Vale Desenvolvimento Sustentável, ao assinar, explicou a importância dessa cooperação. “Ao assinar o acordo entre Instituto Tecnológico da Vale e BioTec-Amazônia, damos início à prospecção de possibilidades e oportunidades”. Oswaldo Siqueira é Ph.D. em Ciência do Solo (1983) pela University of Florida, pós-doutorado na Michigan State University (1989). Especialista em Ciência do Solo, com atuação em Microbiologia e Biotecnologia, Fertilizantes, Sustentabilidade, Degradação e Reabilitação do Solo. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academy of Sciences for the Developing World – TWAS, Itália.

A BioTec-Amazônia já realiza assinaturas de termos de cooperação técnica desde o início de 2018 e hoje já conta com parcerias empresarias, de instituições tecnológicas e de Governo. Possui termos de cooperação técnica assinados com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade da Amazônia (Unama), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Embrapa, o Cesupa, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu