2ª Oficina CDR/Pará: Homologação da Carteira de Projetos
  • Post category:Eventos

Encontro ocorre integralmente de forma virtual por conta do momento que requer cautela diante do cenário atual da pandemia da COVID-19, no Pará.

A BioTec-Amazônia, em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, realiza a 2ª Oficina Centro de Desenvolvimento Regional de Homologação da Carteira de Projetos – CDR/Pará Região Metropolitana de Belém (RMB). A Oficina busca a interação entre os atores, por meio de processos participativos, com o intuito de apresentar os pesquisadores responsáveis pelos 106 projetos selecionados que constam na Carteira de Projetos BioTec-Amazônia e na Carteira CDR/Pará-RMB para diversos representantes de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, dos Governos Federal, Estadual e municipal e de Federações empresariais.

O evento ocorre nesta quinta, dia 29 de outubro de 2020, integralmente de forma virtual. Em atenção aos cuidados que o momento requer, no que concerne a um novo ciclo de contágio da COVID-19, em Belém, a direção da BioTec-Amazônia, de comum acordo com o CGEE, decidiu realizar em plataforma virtual da Universidade da Amazônia (UNAMA), a fim de garantir a saúde de todos. A programação conta com a participação da equipe CDR/Pará e com a presença, em Belém, no Presidente do CGEE, Marcio Miranda, além de contar com apresentações virtuais dos participantes.

Após análise realizada pelo CGEE, e homologado 65 projetos de pesquisa, os autores das propostas puderam participar, de maneira virtual, de reunião com membros da equipe CDR/PA – RMB e do CGEE. O encontro ocorreu no dia 14 de outubro de 2020 e teve por objetivo orientar e esclarecer os pesquisadores sobre o preenchimento do Plano de Projetos. Como também ocorreu reunião, no dia 15 de outubro, com os autores dos 41 projetos selecionados para Carteira BioTec-Amazônia, com presença virtual, visando ao esclarecimento da formação do Portfólio BioTec-Amazônia e preenchimento do Plano de Trabalho. Todos estarão presentes virtualmente, nesta 2ª Oficina CDR.

Tema dos projetos – Bionegócios, saneamento, rotas biotecnológicas no sentido amplo. O formato, de acordo com todas as normas do CGEE, necessitava de uma primeira oficina chamada Oficina de Implantação e Definição dos Alvos Estratégicos. “A gente começou muito forte, com uma presença efetiva e, principalmente, do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) com os reitores e dirigentes”, lembrou José Seixas Lourenço, Coordenador do CDR/Pará e Diretor-Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia.

O Diretor da BioTec-Amazônia também justificou a escolha do CDR ser na Região Metropolitana de Belém.

“Foi indicada a Região Metropolitana de Belém e a razão foi fundamental. Em meio à pandemia, sem saber quando iríamos voltar então, a única possibilidade, era a mesorregião. Primeiro, pela concentração de todas as instituições públicas e privadas, centros de pesquisa têm a sua sede aqui. Já que é um projeto piloto, eu tinha que levar em consideração o prazo do contrato, para eu ter uma carteira de projetos até dezembro”

José Seixas Lourenço, Coordenador do CDR/Pará e Diretor-Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia

Fórum Fiespa – Após a 1ª Reunião com o Fórum Fiespa, “tendo em vista que o fundamental para uma carteira de projetos são as instituições que desenvolvem ciência e desenvolvimento tecnológico, são os atores fundamentais e tivemos ótimas interlocuções no encontro do dia 29 de julho de 2020”, relatou Lourenço, no dia 30 de julho a BioTec-Amazônia lançou o Chamamento para Propostas de Projetos. Definido os alvos estratégicos_Alvo A: Desenvolvimento do Agronegócio e das Tecnologias de Alimentos; B: Bioprodutos; C: Saneamento Básico; D: Energias Renováveis e o E: Valoração dos Serviços Ecossistêmicos_ recebeu um total de 206 projetos.

O CDR/Pará (RMB) participou de uma 2ª reunião com Reitores e Diretores de Institutos de Pesquisa, em evento presencial (com opção à distância), no dia 19 de outubro, na Sala dos Conselhos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A reunião foi uma realização do Fórum Fiespa onde o Reitor Professor Marcel Botelho, da UFRA foi o anfitrião do encontro presencial e o Professor Sérgio Fiuza de Mello Mendes, do Centro Universitário do Pará (Cesupa), da sala virtual.

A BioTec-Amazônia, vencedora da Chamada Pública de âmbito regional lançada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, com a finalidade da implementação de Centro de Desenvolvimento Regional – CDR no Estado do Pará, foi a convidada da reunião onde pode atualizar aos dirigentes dos órgãos acadêmicos sobre o desenvolvimento dos trabalhos, a constituição da Carteira de Projetos, a metodologia utilizada para tal e os contatos com as agências de financiamento, a fim de informar a programação e finalidade da 2ª Oficina CDR/Pará. Para o vice-coordenador do Fórum Fiespa, Professor Sérgio Mendes, não há precedente para a ação realizada pela BioTec/CDR, sendo esse um marco histórico para o Pará.

“Esse trabalho, liderado pela BioTec/CDR e que o Fórum, na primeira hora aderiu, não tem precedentes. Porque não há nenhum acervo de projetos organizados no campo da bioeconomia por esse Estado do Pará. Então a gente quer felicitar esse esforço da BioTec/CDR”.

Sérgio Mendes, vice coordenador do Fórum Fiespa

O Coordenador do CDR/Pará-RMB, José Seixas Lourenço, acredita que esse trabalho do CDR foi criado para consolidar a estrutura voltada para a Bioeconomia local. “O foco das ações estará voltado ao fomento e consolidação da Bioeconomia e dos bionegócios, com atenção centrada em propostas que, principalmente, estarão pautadas na geração de novos produtos extraídos da biodiversidade regional. Essa costura com os atores fundamentais que são as IES e ICTs, já vem sendo realizado na BioTec, com as assinatura de Acordos de Cooperação, trabalho que teve inicio lá em 2018”.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta