1º Encontro dos Agentes Municipais de Inovação do Polo Oeste

O encontro busca estimular o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento territorial a partir da estruturação tecnológica das cadeias produtivas estratégicas.

Nos dias 7 e 8 de outubro de 2021, em Santarém (PA), acontece o 1º Encontro de Agentes Municipais de Inovação do Polo Oeste, uma iniciativa da Organização Social BioTec-Amazônia. O encontro acontece no Auditório da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará e busca estimular o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento territorial. Os Agentes Municipais de Inovação (AMIs) promovem a estruturação tecnológica das cadeias produtivas estratégicas do estado do Pará. As inscrições acontecem até o dia 5 de outubro de 2021 e podem se inscrever servidores da prefeitura que trabalham junto ao setor produtivo, secretaria municipal de agricultura, secretaria de desenvolvimento, entre outros.

A programação conta com a apresentação do Sistema Paraense de Inovação, com o Grupo de Gestão Integrada de Santarém (GGI), com visita técnica nos laboratório da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); com palestra do professor Lauro Barata, da UFOPA, que vai abordar o Empreendedorismo e a Biodiversidade. Também terá a visita às instalações do futuro Centro Regional de Inovação, da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces).

A partir do programa Desenvolve Pará, os AMIs procuram a solução de “entraves”, por meio parcerias. O papel dos AMIs é recepcionar e prospectar entraves tecnológicos no setor produtivo de sua região; qualificar (hierarquizar) demandas; encaminhar demandas qualificadas a BioTec-Amazônia e apresentar devolutiva e disseminar soluções.

Cada região de integração terá a presença de um Coordenador Geral, que será o responsável pela gestão do programa a nível regional. Cada município que faz parte da região de integração poderá contar com a participação de um agente municipal de inovação, que será capacitado a levantar as demandas juntamente ao setor produtivo do município”, explicou Wander Oliveira, Coordenador de Projetos de Inovação para o Polo Oeste do Pará. 

A BioTec-Amazônia já dispõe de termos de cooperação técnica assinados com todos os parceiros envolvidos no programa. Dessa forma, o maior desafio do programa Desenvolve Pará será reunir esforços e compartilhar resultados para a solução de entraves tecnológicos, principalmente nas atividades base das cadeias produtivas, visando geração de mais emprego, renda a comunidades tradicionais e agricultura familiar. Uma garantia de insumos para as indústrias gerando desenvolvimento local.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.