O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
BioTec-Amazônia participa de reunião com Israeli Innovation Agency

A Organização Social BioTec-Amazônia esteve em reunião,  na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), em 11 de fevereiro de 2019, com representantes da Israeli Innovation Agency (INNA ImCTM) que apresentaram o modelo de inovação do país e lançou a proposta de firmar parcerias entre Israel e o estado do Pará. O representante dos Instituidores da BioTec-Amazônia, Artur Luiz da Silva e o Consultor Técnico da OS, Israel Feferman estiveram presentes na reunião.

Considerado líder mundial em empreendedorismo, Israel teve ano passado US$ 6,47 milhões levantados para investimentos por start ups em 623 negócios. Tel Aviv, um dos principais polos de inovação do país, é a cidade mais inovadora em número de start ups fora do Vale do Silício (EUA). O investimento de Israel em pesquisa e desenvolvimento é de 4,2% do PIB e o número de pesquisadores é de 8.250 por milhão de habitantes. Em termos comparativos, o Brasil investe 1,3% do PIB e tem 900 pesquisadores por milhão de habitantes.

Israel Feferman realizou apresentação sobre as oportunidades em bionegócios na Amazônia, explicou a execução do Programa Paraense de Incentivo ao Uso Sustentável da Biodiversidade Amazônica (BIOPARÁ) e a Rede de Laboratórios para a Bioeconomia da Amazônia, a Rede BioTec-Amazônia. “A criação de um polo de Bioeconomia no Estado do Pará ligado a Biodiversidade Amazônica atende os setores cosmético, alimentício, farmacêutico e química fina”, explicou Israel.

A BioTec-Amazônia é uma associação de direito privado, qualificada pelo Governo do Estado do Pará como Organização Social para promover o uso sustentável da biodiversidade estadual e regional. Foi constituída, em 2016, para gerir o programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, o BioPará. Após um chamamento público, a organização social foi qualificada no dia 21 de setembro de 2017, com publicação do Decreto nº 1849, de 19 de setembro de 2017, no Diário Oficial do Estado do Pará, pelo Governador do Estado.

O decreto publicado qualifica a BioTec- Amazônia como organização social para atuar na área de Desenvolvimento Tecnológico e Científico, conforme Lei Estadual nº 5980, de 1996 e Decreto Estadual nº 3876 de 2000. No dia 14 de dezembro de 2017, o Governo do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), assinou o contrato de gestão com a Organização Social BioTec-Amazônia.

(Com informações da Fiepa)

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.

Deixe uma resposta

Fechar Menu