O uso sustentável da biodiversidade amazônica

Publicado em: 07/03/2018
Autor: Silvia Leão
Assunto: Comunidades
Tempo de leitura: 3 minutos

A Organização Social Associação BioTec-Amazônia, gerenciadora do programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, o BioPará, realiza a inauguração de sua sede na quarta-feira, 7, no 3º andar, do Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, em Belém (PA). No evento de inauguração, além da presença do Governador do Estado, Simão Jatene e do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello, que estarão no local para entregar o prédio do Espaço Empreendedor, a BioTec-Amazônia traz os consultores técnicos Israel H. S. Feferman, que atuou como Diretor de Pesquisa e Inovação e foi Membro da Diretoria Executiva do Grupo Boticário e Luiz Antonio Barreto de Castro, que foi presidente da SBBIOTEC- Sociedade Brasileira de Biotecnologia e coordenador da REDE BIONORTE (Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal). Na ocasião, os visitantes poderão participar da exposição dos trabalhos apresentados na 1ª Mostra de Bio-Invenções, que aconteceu em fevereiro de 2018, em Belém.

“O Pará se destaca pelo imenso potencial genético e de princípios ativos de sua biodiversidade, com um amplo leque de oportunidades de investimento na área da Bioindústria. Por isso, o papel de maior relevância da BioTec-Amazônia é construir alianças sólidas entre o setor produtivo, os governos (federal, estadual e municipais) e as universidades e institutos de pesquisa, incentivando a criação e o fortalecimento de ambientes de inovação nas distintas regiões de integração do Estado”, concluiu José Seixas Lourenço, Diretor-Presidente da organização social.

Entre os objetivos da BioTec-Amazônia estão a criação e fortalecimento de ambientes de inovação nas regiões de integração do Pará, atração  de novos negócios com base na biodiversidade incentivando a formação de novas empresas de base tecnológica, além da estruturação e consolidação dos  Parques Tecnológicos no Estado do Pará. A partir da criação desses ambientes de inovação será possível impulsionar as cadeias de fitoterápicos, fitocosméticos  e nutracêuticos e áreas afins. Além do apoio ao empreendedorismo com base em produtos da biodiversidade, a BioTec-Amazônia também desenvolverá ações  junto as comunidades tradicionais com o objetivo de valorização do conhecimento e inovações por elas gerados.

A Associação foi constituída em outubro de 2016 com o intuito de promover o uso sustentável da biodiversidade amazônica, em especial do estado do Pará, para fins de desenvolvimento econômico e social, bem como difundir o conhecimento e prestar informações e serviços nas áreas de Biodiversidade, biotecnologia e bionegócios. Foi selecionada, no final de 2017, por meio de edital de chamamento público, para gerir o programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, o BioPará.

As atividades da OS serão desenvolvidas em eixos que dizem respeito, por exemplo, à governança inovadora e articulação estratégica a partir da construção de alianças entre atores do ambiente de inovação do Estado. Além disso, a BioTec-Amazônia pretende contribuir com a criação e aperfeiçoamento de leis estaduais de inovação e de incentivos fiscais e promover uma gestão estratégica da informação sobre Ciência e Tecnologia no Pará, com o objetivo de atrair novos negócios à região e favorecer parcerias entre a academia e o setor produtivo.

Sugestões de entrevistas

Diretor-presidente da BioTec Amazônia

José Seixas Lourenço – possui ampla experiência no desenvolvimento de vários setores do Estado. Ele foi reitor da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal do Oeste do Pará, além de também ter sido diretor-presidente do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi, Secretário de Coordenação dos Assuntos da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal – MMA, Secretário Executivo do Conselho Nacional da Amazônia Legal – CONAMAZ, Assessor Especial do Ministro da Ciência e Tecnologia, para assuntos de Regionalização das ações de C&T e Secretário de Estado de Educação do Pará.

Consultores Técnicos

Israel H. S. Feferman – atuou como Diretor de Pesquisa e Inovação e foi Membro da Diretoria Executiva do Grupo Boticário

Luiz Antonio Barreto de Castro – foi presidente da SBBIOTEC- Sociedade Brasileira de Biotecnologia e coordenador da REDE BIONORTE (Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal).

Texto: Silvia de Souza Leão
Comunicação BioTec-Amazônia
E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br/ biotecamazoniacomunica@gmail.com
Telefone: (91) 99271-5573
Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404.