BioTec realiza reunião do Conselho de Administração

Publicado em: 27/08/2019
Autor: Silvia Leão
Assunto: Reuniões
Tempo de leitura: 3 minutos

No encontro, foi aprovado o nome do Diretor de Articulação Público-Privada da BioTec.

O Conselho de Administração da BioTec-Amazônia realizou reunião ordinária, na segunda (26), em sua sede e contou com a participação, via videoconferência, do Diretor Presidente da BioTec, José Seixas Lourenço e os Membros de Notória Capacidade Profissional do Conselho de Administração Marcio Santos, Presidente do CGEE, e Jorge Guimarães, Diretor-Presidente da EMBRAPII. Os três estavam reunidos em Brasília, acompanhando e participando da sessão.

A reunião recebeu, também, o representante do Conselho de Apoiadores da BioTec-Amazônia, José Olímpio Bastos, e os demais membros do Conselho de Administração. Participaram, representando a Universidade Pública, Sidney Emanuel Batista dos Santos; da Universidade Federal do Pará – UFPA, na condição de relator no Conselho; e da Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, Adriano Reis Lucheta.

Relatório de Gestão – Na reunião foi dado ciência ao Conselho que recomendou o encaminhamento ao órgão gestor, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica – Sectet, o Relatório Semestral de Execução do Contrato de Gestão – Primeiro Semestre de 2019. Além disso, foi aprovado o nome de Sérgio Oliveira ao cargo de Diretor de Articulação Público-Privada da Organização Social BioTec-Amazônia, na forma do estatuto. A reunião foi presidida pela professora Maria Paula Schneider, Presidente do Conselho de Administração e membro do Conselho de Instituidores.

Eventos – Além destes dois itens, a reunião também aprovou a ata da reunião ocorrida no dia 25 de fevereiro de 2019, previamente encaminhada para todos os membros; apreciou a Prestação de Contas Semestral – Primeiro Semestre de 2019 e apreciou o Relatório 9th Global Family Office Investment Summit – Mônaco. Durante a reunião, foram dados avisos de comunicação, referentes a dois eventos que vão acontecer em 2019 e 2020. O evento Cosmovisão, que ocorre no próximo ano, deve atrair investidores internacionais interessados em empresas com projetos de sustentabilidade e o Workshop de Redação de Patentes.

O Diretor Técnico – Científico, Artur Silva, informou aos presentes na reunião sobre o evento deste ano. “Em outubro de 2019, ocorre em Belém, Marabá e Santarém o Workshop de Redação de Patentes, onde a Organização Social BioTec-Amazônia é uma das correalizadores e que dá apoio às edições que acontecem no Estado do Pará. São mais de 150 instituições que buscam levar um total de 75 edições, cobrindo todas as 27 unidades federativas do Brasil. É uma promoção da Axonal, liderada por Henry Suzuki, farmacêutico-bioquímico e sócio diretor da Axonal”, explicou o diretor.

O Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia, Professor José Seixas Lourenço, destacou que o evento de Redação de Patentes é o cumprimento de uma das metas dos eixos estratégicos presentes em nosso contrato de gestão. “A difusão da cultura de propriedade intelectual é parte do eixo 4: Sistematização e Gestão Estratégica de informações para o fortalecimento de bionegócios. Neste item, consta a meta de realizar pelo menos seis eventos de capacitação ligados a transferência de tecnologia, em parceria com instituições públicas e privadas”.

Parecer – O autor do parecer do Relatório de Execução, Sidney dos Santos, da Universidade Federal do Pará – UFPA, iniciou a leitura destacando pontos do relatório no período de janeiro a junho de 2019. “Constam do relatório as novas parcerias estratégicas firmadas, como: Instituto Tecnológico Vale – ITV; a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI; Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas e Organização de Desenvolvimento Cultura e Preservação Ambiental Ama-Brasil, dentre outros”.

O parecerista também relatou, entre outros, as articulações desenvolvidas; o plano de desenvolvimento institucional, através de seus conselhos e diretoria; as ações e projetos de captação de recursos financeiros; os protocolos de intenção consolidados com investidores e a promoção de atração de empresas para os setores de interesse do Programa BIOPARÁ.

Familly Office – Na reunião do Conselho de Administração foi apresentado o desdobramento do encontro realizado em junho de 2019 no 9º Global Familly Office Investment Summit, que ocorreu em Mônaco, quando foi apresentado o desenho do Ecossistema de Fundo da Amazônia, onde procura mostrar aos potenciais investidores o arranjo que será estruturado para recebimento de recursos e execução de projetos.