O uso sustentável da biodiversidade na Amazônia
Slider

Comunicação

institucional

Quem somos

A BioTec-Amazônia é uma associação de direito privado, qualificada pelo Governo do Estado do Pará como Organização Social para promover o uso sustentável da biodiversidade estadual e regional. Foi constituída, em 2016, para gerir o programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, o BioPará. Após um chamamento público, a organização social foi qualificada no dia 21 de setembro de 2017, com publicação do Decreto nº 1849, de 19 de setembro de 2017, no Diário Oficial do Estado do Pará, pelo Governador do Estado. O decreto publicado qualifica a BioTec- Amazônia como organização social para atuar na área de Desenvolvimento Tecnológico e Científico, conforme Lei Estadual nº 5980, de 1996 e Decreto Estadual nº 3876 de 2000. No dia 14 de dezembro de 2017, o Governo do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), assinou o contrato de gestão com a Organização Social BioTec-Amazônia.

Objetivos estratégicos

  • Apoiar a criação e consolidação de ambientes de inovação nas regiões de integração do Estado
  • Estimular parcerias entre as ICT’s e o setor empresarial
  • O fomento do crescimento das cadeias industriais
  • A geração, com apoio da academia e de suas incubadoras, de novas empresas de base tecnológicas, voltadas prioritariamente, aos produtos da biodiversidade

Missão

“Promover o Uso Sustentável da Biodiversidade Amazônica, por meio da criação e fortalecimento de ambientes de inovação nas distintas regiões do Estado do Pará, articulando ações estratégicas que favoreçam parcerias entre as entidades de C&T e Inovação, governo, setor produtivo e as comunidades tradicionais como integrantes da sociedade, agregando valor às cadeias produtivas da biodiversidade com vistas à atração de bionegócios”.

Visão

Ser referência como Organização Social, em nível regional e nacional, em bioeconomia, agregando valor à biodiversidade amazônica, por meio de pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia, estimulando a geração de bionegócios.

Valores

  • Compromisso com a Inovação;
  • Ética;
  • Eficiência;
  • Flexibilidade;
  • Responsabilidade social;
  • Transparência;

EIXOS ESTRATÉGICOS

Governança Inovadora e Articulação Estratégica

Os objetivos estratégicos constantes deste eixo foram concebidos de forma a permitir o desenho de metas que visam à construção de alianças entre atores do ambiente de inovação do Estado do Pará, assim como a concepção e estímulo à criação de arranjos institucionais inovadores, no contexto dos elos das cadeias produtivas e das cadeias de conhecimento associadas aos setores econômicos priorizados nos Programas BIOPARÁ e Pará 2030. Tais metas buscam consolidar os principais elementos requeridos para a inovação nesses setores, em especial a mudança de cultura nos meios empresariais e acadêmicos para que passem a valorizar e proteger as contribuições intelectuais. Os objetivos apontam para a necessidade de intensificação das ações de articulação que aproximem culturas estanques e fragmentadas, típicas de sistemas imaturos de inovação, na construção de ambientes colaborativos.

Prospecção e Atração de Novos Negócios com foco no Biopará

Aqui, o compromisso é de organizar e conduzir, em articulação com instituições do Estado do Pará, públicas e privadas, eventos, missões empresariais e participação em feiras de promoção da inovação no Brasil e no exterior, voltadas para a identificação de oportunidades de negócios e investimentos para a agregação de valor em produtos da biodiversidade amazônica, visando promover a atração de empresas para os setores de interesse do Programa BIOPARÁ, para ambientes de inovação do Estado, em especial o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, bem como realizar vitrines de invenções nas áreas do BIOPARÁ (alimentos, fitofármacos, defensivos, cosméticos, nutracêuticos, superfrutas, óleos, essenciais, entre outros), capazes de gerar inovações, por meio da identificação e sistematização de resultados de pesquisas com este potencial.

Criação e Fortalecimento de polos de conhecimento e ambientes de inovação nas regiões do estado

Dar suporte aos polos de inovação, incubadoras de empresas, escritórios de transferência tecnológica e aos ambientes de inovação do Estado do Pará, de forma geral, com foco no BIOPARÁ, bem como criar mecanismos eficazes voltados para a identificação das necessidades de qualificação de laboratórios nos ambientes de inovação considerados estratégicos, por meio da formação de parcerias com órgãos estaduais e federais, notadamente com o SEBRAE, INMETRO, FIEPA, FAEPA e EMBRAPII é o previsto nesse eixo.

Desenvolvimento Institucional - instalação e manutenção da infraestrutura física e de pessoal da OS​

Para esse eixo, foram concebidos objetivos estratégicos de forma a permitir o desenho de metas que visam criar um ambiente de trabalho moderno, capaz de conduzir de forma eficiente um conjunto de ações de articulação e de gestão estratégica da informação e do conhecimento, no contexto de uma instituição privada sem fins de lucro, qualificada como organização social. Isso requer instalações físicas bem equipadas, regramentos próprios, mas compatíveis com os princípios constitucionais que orientam a atuação pública, governança enxuta e eficiente e, principalmente, corpo técnico-administrativo composto por perfis que combinem alta especialização em suas áreas de atuação com capacidade de trabalho em equipe e em interação com atores externos à própria instituição.

Sistematização e gestão estratégica de informações para o fortalecimento de bionegócios

Os objetivos estratégicos constantes deste eixo foram concebidos de forma a permitir o desenho de metas que visam a ampliar a visibilidade dos atores estaduais sobre as capacidades e competências existentes no País, em especial no Estado do Pará, e que possam ser mobilizadas em processos de inovação tecnológica. Visam, portanto, criar processos de extração, tratamento e carga de enormes volumes de informação (bigdata) em ambientes informacionais desenhados para a identificação de tendências de mercado e de oportunidades de negócio, além de estabelecer, no âmbito da Organização Social, processo de Inteligência Competitiva capaz de analisar e monitorar o desenvolvimento científico e tecnológico em domínios temáticos de interesse do BIOPARÁ, no que se refere à agregação de valor de componentes da biodiversidade Amazônica via inovação tecnológica.

Parcerias

A BioTec-Amazônia já realizou assinatura de Acordos de Cooperação Técnica com Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretarias de Estado. As entidades, assinantes do termo, estabeleceram, entre outros, o objetivo de contribuir com a governança inovadora e articulação estratégica, auxiliando a BioTec-Amazônia a articular com os diferentes segmentos (lideranças empresariais, acadêmicas e de governo). Além disso, podem contribuir para a prospecção e atração de novos negócios para o Parque de Ciência e Tecnologia promovendo e incentivando, juntamente com a OS, a participação em eventos, fóruns e vitrines de invenções de potenciais investidores.

Acordos e Protocolos de Intenção

PARCERIAS CELEBRADAS PELA BIOTEC-AMAZÔNIA 

Contato

Fale Conosco

Onde Estamos

Espaço Empreendedor
Av. Perimetral da Ciência s/n, Km 1
Parque de Ciência e Tecnologia Guamá
Prédio Espaço Empreendedor
3º andar, salas 401 a 404.
Telefone: (91) 98461-7941

Escritório de Articulação
FIEPA - Tv. Quintino Bocaiúva, nº 1588, 4º andar, Bloco A
Tel: (91) 4009-4799

Contato

contato@biotecamazonia.com.br

Fechar Menu